31 maio 2011

Visitas 2011 #5

Olá Pessoal

Na terceira semana de maio (20/05) tivemos mais uma visita ao SNE!

Desta vez quem nos visitou foram os alunos da Escola Estadula Comendador Luciano Guidoti. Os voluntários presentes foram José, Jonas, Mayra e Carol.


E tem mais visitas ainda pra colocar aqui no blog...estamos sempre atualizando!

Na próxima vamos colocar a visita do pessoal de Licenciatura em Geociências da USP-SP!

Um abraço a todos,

29 maio 2011

O solo e combustíveis

Olá pessoal

Sim, vocês leram certo. Solos e Combustíveis...e devem estar se perguntando: mas o que tem a ver uma coisa com a outra??

Atualmente, os combustíveis mais utilizados são gasolina, gás natural, diesel e o etanol. Os três primeiros são derivados do petróleo, já o terceiro pode ser obtido pelo processo de fermentação.

O petróleo (do latim “óleo da pedra”) é literalmente um óleo tirado de uma “pedra” ( o certo seria rocha!) . Este recurso natural abundante além de ser fonte natural de energia também serve para fabricação de diversos produtos. No Oriente Médio muitos países sobrevivem às custas da sua venda, e já foi causa de muitas guerras e conflitos na região.  A principal teoria de formação de petróleo é a de que ele tem origem de detritos orgânicos (animais e vegetais) depositados na superfície terrestre, que sofreram transformações químicas durante milhões de anos. Esta é a hipótese mais aceita...a outra é de  a origem venha de substâncias inorgânicas. Seja qual for, o solo tem papel fundamental na formação deste combustível.

Aliás, o fato de o petróleo ter origem orgânica levanta um pergunta bem pertinente. Esta fonte de energia é considerada “não-renovável”...mas  considerando milhões de anos, temperatura e pressão corretas há formação de petróleo naturalmente. O rótulo não renovável serve apenas para a escala humana...pensando na escala do planeta, talvez o petróleo seja uma fonte  de energia renovável sim! 

Já o etanol (conhecido mais popularmente como álcool) tem origem na fermentação alcoolica de açúcares. No Brasil, a principal fonte de etanol é a cana-de-açúcar. O uso do álcool é vasto: solvente, indústria farmacêutica, bebidas e....combustível! Para o cultivo das culturas que dão origem ao etanol (seja cana, milho, ou qualquer outra) é necessária a presença do solo...afinal, onde essas culturas seriam cultivadas? O consumo do etanol como combustível teve um grande incentivo durante o programa Pró-alcool na década de 70. Depois de um período o consumo de etanol caiu, mas atualmente voltou a ser utilizado devido aos veículos flex.


Seja para o acúmulo de materiais vegetais e animais, ou para cultivo de culturas que tem potencial para produção de etanol, o solo tem um papel fundamental na produção de combustíveis. Ou você nunca tinha se perguntado da onde vinha a gasolina e o álcool do posto?

Um abraço

26 maio 2011

A Universidade e as Profissões

Olá Pessoal,

A Universidade e as Profissões é um dos programas da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo, e tem como objetivo fornecer subsídios aos estudantes para que, com a ajuda de seus familiares e professores, orientem-se na importante tarefa de optar por uma carreira profissional.

No dia 21/05/2011 a ESALQ recebeu alunos do ensino médio. Os estudantes conheceram as instalações do campus e tiveram miores informações sobre os cursos de graduação oferecidos: Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal, Ciências Econômicas, Ciências dos Alimentos, Ciências Biológicas e Gestão Ambiental.

 O SNE participou da feira com um estande, onde recebeu os alunos e explicou sobre o Programa e o que nós fazemos na estação. Os voluntários presentes foram o José e o Mateus. 

Parabéns pra pessoal que participou das atividades e aos nossos voluntários que passaram a manhã divulgando o SNE!

Um abraço a todos

24 maio 2011

Visitas 2011 #4

Olá Pessoal!

Na segunda semana de maio (13/05) tivemos uma visita à Estação do SNE.

Desta vez quem nos visitou foram os alunos da quinta série da Escola Estadual Professor Manassés Ephrain Pereira. Os voluntários presentes foram José, Jonas, Carol e Lívia.



A frequencia das visitas tá grande...eu não to dando conta de colocar tudo na mesma semana no blog! rs

Aos poucos vamos atualizando! E que venham mais visitas!

Um abraço

22 maio 2011

Agrishow 2011

Olá pessoal. O post de hoje foi escrito pelo Guilherme (Xuk) e fala sobre a participação do SNE no Agrishow 2011! Confiram:

"Olá pessoal,

No início do mês, o Programa Solo na Escola participou da 18ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação – Agrishow 2011, realizada de 2 a 6 de maio, em Ribeirão Preto. De acordo com os organizadores, a feira movimentou R$ 1,755 bilhão e contou com um público de 146.832 visitantes. Participaram da Agrishow o governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, os ministros Wagner Rossi (Agricultura), Afonso Florence (Desenvolvimento Agrário), Fernando Bezerra Coelho (Integração Nacional), ministros da Agricultura do Cone Sul, além de representante da FAO no Brasil.


Pela segunda vez, a convite do Serviço de Cultura e Extensão Universitária (SVCEx), o SNE integrou o estande da ESALQ juntamente com outros grupos de estágio e extensão. Nessa ocasião, os alunos tiveram a oportunidade de divulgar os trabalhos dos diferentes grupos e também representar a Escola.
Neste ano, o Solo na Escola foi representado por mim (Guilherme/Xuk) e pelo Jonas (Faxa). Assim como no ano passado, levamos algumas demonstrações da Estação para interagir com os visitantes e divulgar nosso trabalho – inclusive o Blog.


Muitos visitantes, entre eles ex-alunos da Esalq, estudantes do ensino médio e profissionais, ficaram curiosos com as demonstrações que apresentamos (incluindo amostras de rochas e o experimento da CTC). Foi uma ótima surpresa também o número de pessoas que já conheciam o trabalho do Solo na Escola.



Enfim, agradecemos mais uma vez o SVCEx pela oportunidade e esperamos poder participar da feira no ano que vem.

Um grande abraço,

Guilherme."

19 maio 2011

Enquanto isso, os futuros agrônomos...

Olá pessoal

O Programa Solo na Escola participou da disciplina "Introdução à Agronomia" do Departamento de Ciências do Solo. Foram duas aulas "ministradas" pelo Professor Antônio e os voluntários José e Oswaldo.


Após a aula os alunos realizaram uma visita à Estação do SNE.




Essa foi mais uma oportunidade de mostrar aos alunos da Esalq o trabalho que desenvolvemos...e pelo jeito eles gostaram! Alguns apareceram na reunião de apresentação do Programa, para saber um pouco mais.

Ainda estamos devendo alguns posts de visitas...é que tá tendo muita visita! (não estamos reclamando não...muito pelo contrário! rs). Vamos atualizando aos poucos..fiquem sempre de olho no blog.

Um abraço a todos

PS: Caros voluntários...Alguém já viu a Estação tão lotada assim? rs
Tá ficando bom!

17 maio 2011

Campanha de voluntários 2011 - Apresentação

Olá Pessoal

Na quarta-feira passada (11/05) aconteceu a apresentação do SNE aos interessados para a seleção de novos voluntários. Quem apareceu conferiu a apresentação do Programa, realizada pelo Guilherme (Xuk) e Mayra (Fitiña). Quem não teve a oportunidade de comparecer pode ver aqui os slides da apresentação:



Não tiramos fotos nem filmamos (falha nossa!)...mas pelo vídeo acima dá pra ter uma idéia do que foi abordado. Quem não foi também perdeu o discurso (sempre) entusiasmado do Prof. Antônio sobre o Programa Solo na Escola.

Os que compareceram já receberam o recado da nossa reunião quarta (18/05). Os que não compareceram e estão interessados em participar do Programa também estão convidados para a reunião, que será realizada na sala de Mineralogia do Departamento de Solos e Nutrição de Plantas. 

Um abraço a todos

15 maio 2011

Experimentos #2

Olá pessoal
Seguindo na nossa aba "experimentos", agora vai um bem interessante também!

O SOLO COMO UM "FILTRO"



Objetivos: Promover o entendimento a cerca da função do solo por meio da compreensão de como o solo pode funcionar na natureza correlacionando-o como um filtro na retenção de partículas e substâncias, inclusive poluentes.

Temas/conteúdo (palavra-chave): Água mineral – filtro – poluentes – remediação.

É possível estabelecer relações dessa temática com as bacias hidrográficas; com a água mineral; contaminação de corpos d’água, até certo limite, pelo solo (remediação); e a importância da conservação dos solos para a preservação da qualidade do ambiente.


Planejamento e Realização:
Materiais necessários: 
1 recipiente grande, de preferência sucata. Ex: galão de água de 5 a 10 litros;
Solo e cascalho; 
1 coletor de água ex: garrafa pet cortada, Becker. 
1 garrafa vazia. 
1 pedaço pequeno de tela. Ex.: Pedaço de saco de batata, “sombrite”.

Espaço e condições necessárias: Não há restrição de espaço e condições

     Montagem:
     Cortar o fundo do recipiente grande;
    Colocar o pedaço de tela no bocal do recipiente;
    Preencher com solo e cascalho em camadas;
    Colocar o recipiente (com o bocal para baixo) sobre o coletor de água;
    Na garrafa vazia colocar solo e água e agitar bem, de modo a obter uma solução “barrenta”;
  
Realização: 
    Despejar a água “barrenta” sobre o solo; 
          Observar o tempo, o volume e a turbidez da água que chega ao coletor;


Ação/ Reflexão: 
Realização da atividade: problematizando o tema com as questões relacionadas à importância e as conseqüências da água passando por diferentes camadas de solo (se essa água ou o solo contiverem poluentes, por exemplo);
Contextualizar a atividade com a realidade local;
Analisar e refletir sobre o resultado da experiência em relação ao solo (retenção física e química de materiais, substâncias) e das propriedades da água coletada (volume, cor, sedimentos, etc.);
Discutir estes aspectos em escala real, considerando a área da bacia, e seus impactos ambientais, sociais e econômicos;
Concluir criticamente, de forma coletiva, sobre a experiência realizada.

Na internet:

Nome: Equipe Solo na escola       
Instituição: ESALQ/USP
Idealizador/ Autor da Atividade: Equipe Solo na escola



Para maiores informações entre em contato.

12 maio 2011

Visitas 2011 #3

Olá Pessoal

Na primeira semana de maio tivemos 2 visitas à Estação!!

No dia 06/05 recebemos duas visitas da Escola Estadual Franciso Mariano da Costa. Os voluntários presentes foram o José e o Oswaldo.


É isso aí pessoal...cada vez mais visitas e todo mundo saindo da Estação sabendo um pouco mais sobre solos!

Aguardem que mais posts sobre as visitas virão!
Um abraço!

PS: Caros visitantes...vocês estão nas fotos? Deixem um recado pra gente! Obrigado!

09 maio 2011

Visitas 2011 #2

Olá Pessoal

Na última semana de abril tivemos 3 visitas à Estação!! Inclusive, uma delas foi internacional! (essa vai ficar pra ser descrita em outro post).

No dia 29/04 recebemos duas visitas: uma de manhã e outra de tarde.

Quem nos visitou de manhã foi a escola Escola Estadual Dr. João Sampaio. Quem estava presente foi o José.


Já na parte da tarde recebemos outra visita, desta vez foram os alunos da oitava série da Escola Estadual Dr. João Conceição. Os voluntários presentes foram José, Jonas e Mayra.


Tá ficando movimentado hem! E que venham mais!

Aguardem que mais posts de visitas virão.

Um abraço!

06 maio 2011

Para o educador #3

Olá pessoal

Encontrei (meio sem querer...de novo!) um vídeo interessante sobre a revolução na educação. Nesse vídeo, Salman Khan explica como funciona a "Khan Academy" e como ela está começando a ser implantada nas escolas nos EUA.


A palestra foi apresentada na conferência TED (Technology, Entertainment, Design; Tecnologia, Entretenimento, Design em português) que é uma fundação privada sem fins lucrativos dos EUA mais conhecida por suas conferências na Europa, Ásia e Estados Unidos destinadas à disseminação de idéias.

Eu tentei procurar o vídeo com legendas em português no youtube, mas não achei.

O vídeo é um pouco longo (tem 20 minutos), mas vale a pena!

Dá pra conferir no site do TED (a legenda já está embutida no vídeo): Clique aqui para ver o vídeo!

Muitos cursos à distância já usam utilizam a metodologia de tutoramento que Khan propôs. Claro que isso nunca vai substituir um professor, principalmente para os mais jovens que precisam de um acompanhamento mais de perto.

Se vocês estiverem curiosos quanto aos vídeos, acessem o site da Khan Academy: http://www.khanacademy.org/

Lá vocês podem se registrar no site (de graça - eu já fiz isso!), ver os vídeos relacionados aos tópicos que interessam, fazer os exercícios e até ser o "mentor" de alguém em algum assunto que você domine. 

Os vídeos estão em inglês, mas a boa notícia é que o blog "Educopédia" (http://educopedia2010.blogspot.com/) noticiou recentemente uma parceria com a Khan Academy. Os vídeos serão traduzidos para o português. O Educopédia está inclusive selecionando voluntários para esta tarefa!

Toda forma de melhorar a aprendizagem dos alunos é bem vinda...será que a Khan Academy iniciará uma revolução na educação?

Um abraço

03 maio 2011

Correspondente Internacional - França

Olá pessoal

O SNE também é internacional (e não só no mapinha de visitas!). O post de hoje foi escrito pela Aline (K-miñada), uma das integrantes do Programa que está fazendo sua dupla diplomação na França.

"Salut!    

Olá pessoal, hoje estou aqui para compartilhar algumas curiosidades francesas.

No momento estou morando em Angers no departamento Maine–et –Loire, muito conhecida pelo seu castelo, obra do século XIII, e pelos seus vinhos:  Rosé de Loire, Cabernet d’Anjou, Anjou- Villages et Anjou Rouge. 

O mais interessante é que podemos encontrar um pouco de Angers por toda a França.  Isso devido a sua riqueza em ardósia como se pode observar no mapa geológico abaixo.  

Mapa geológico: departamento Maine- et- Loire

 A ardósia é uma rocha metamórfica que foi transportada para outras regiões francesas, em formas de placas. Graça à sua característica impermeável era utilizada nos telhados de castelos, igrejas e hospitais, como por exemplo, no complexo hospitalar de estilo medieval: “L’hospice de Beaune”, na região vinícola de Borgonha.  Sendo o telhado o local mais alto de uma construção, a ardósia era nele posicionada como símbolo de poder e riqueza.  

Placas de ardósia

Hospice de Beaune- telhado de ardósia
Mais a leste no mapa, observamos uma mudança, entramos então na Bacia Parisiense.  A região entorno de Saumur é abundante em rochas sedimentares, mais precisamente de uma rocha calcaria que chamamos aqui de “Tuffeau” (tufo calcário). Esta é uma rocha formada pela acumulação de conchas, algas e minerais de mica e quartzo que foram sendo depositados durante o percurso do rio até o mar. Por ser uma rocha de fácil manuseio, esta foi essencialmente utilizada nas construções locais. 

Com o tempo essa pratica foi se popularizando em Saumur. Não só o castelo, mas a maioria das casas foram construídas de “tuffeau” e ardósia “anjevine” (proveniente de Angers) nos telhados.

Castelo de Saumur - construído de rocha calcaria e telhado em ardósia
Além dessa importância histórica na construção civil a geologia aliada a gênese tornou-se assunto fundamental em enologia, diante da noção de “terroir”. Durante todas as visitas à produtores e degustações em caves, tínhamos uma primeira descrição que nos era fornecida:  material de origem (rocha mãe) e o tipo de solo, onde estão localizadas as videiras .  

Assim o “terroir” é uma noção de interação entre solo, clima e o conjunto de praticas culturais.  Alguns vêem o solo como máxima expressão do “terroir”, ou seja, o responsável por fornecer a tipicidade ao vinho. Porém esse é um assunto bem delicado que gera controvérsias, visto que outros dizem que a fauna de leveduras nativas presentes no vinhedo, é o que dará a particularidade ao vinho, através da fermentação alcoólica. 

Bom, poderemos discutir um pouco mais em um próximo post !

À  bientôt,
Aline dos Passos Silva"