15 maio 2011

Experimentos #2

Olá pessoal
Seguindo na nossa aba "experimentos", agora vai um bem interessante também!

O SOLO COMO UM "FILTRO"



Objetivos: Promover o entendimento a cerca da função do solo por meio da compreensão de como o solo pode funcionar na natureza correlacionando-o como um filtro na retenção de partículas e substâncias, inclusive poluentes.

Temas/conteúdo (palavra-chave): Água mineral – filtro – poluentes – remediação.

É possível estabelecer relações dessa temática com as bacias hidrográficas; com a água mineral; contaminação de corpos d’água, até certo limite, pelo solo (remediação); e a importância da conservação dos solos para a preservação da qualidade do ambiente.


Planejamento e Realização:
Materiais necessários: 
1 recipiente grande, de preferência sucata. Ex: galão de água de 5 a 10 litros;
Solo e cascalho; 
1 coletor de água ex: garrafa pet cortada, Becker. 
1 garrafa vazia. 
1 pedaço pequeno de tela. Ex.: Pedaço de saco de batata, “sombrite”.

Espaço e condições necessárias: Não há restrição de espaço e condições

     Montagem:
     Cortar o fundo do recipiente grande;
    Colocar o pedaço de tela no bocal do recipiente;
    Preencher com solo e cascalho em camadas;
    Colocar o recipiente (com o bocal para baixo) sobre o coletor de água;
    Na garrafa vazia colocar solo e água e agitar bem, de modo a obter uma solução “barrenta”;
  
Realização: 
    Despejar a água “barrenta” sobre o solo; 
          Observar o tempo, o volume e a turbidez da água que chega ao coletor;


Ação/ Reflexão: 
Realização da atividade: problematizando o tema com as questões relacionadas à importância e as conseqüências da água passando por diferentes camadas de solo (se essa água ou o solo contiverem poluentes, por exemplo);
Contextualizar a atividade com a realidade local;
Analisar e refletir sobre o resultado da experiência em relação ao solo (retenção física e química de materiais, substâncias) e das propriedades da água coletada (volume, cor, sedimentos, etc.);
Discutir estes aspectos em escala real, considerando a área da bacia, e seus impactos ambientais, sociais e econômicos;
Concluir criticamente, de forma coletiva, sobre a experiência realizada.

Na internet:

Nome: Equipe Solo na escola       
Instituição: ESALQ/USP
Idealizador/ Autor da Atividade: Equipe Solo na escola



Para maiores informações entre em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do post? Sabe de algo que possa complementar o conteúdo? Seu comentário é muito bem vindo e nos ajuda muito! :)