24 novembro 2011

Experimentos #6

Olá pessoal,

Hoje temos mais um experimento que faz parte da nossa Estação.

Desta vez vocês vão conhecer a EROSÃO HÍDRICA



Objetivos

Demonstrar como ocorre a erosão hídrica do solo, enfatizando a importância da cobertura vegetal, mostrando em 3 situações diferentes como se dá a ação da água da chuva no desprendimento de partículas e erosão do solo.

Temas/Conteúdos (palavras chave): Erosão- chuva – cobertura do solo – mata ciliar.
É possível estabelecer relações dessa temática com a mata ciliar, ressaltando a importância da mesma para a manutenção dos cursos d’água que protege.

Planejamento e Realização:

Materiais necessários:
3 galões de água 20L.
Solo
Grama viva.
Restos vegetais mortos, serrapilheira (folhas secas, ramos, pequenos
galhos).
3 garrafas PET.
Barbante.

Espaço e condições necessárias
Não há restrição de espaço e condições

Montagem:


1. Deve-se cortar os três galões de água longitudinalmente, preservando o
bocal e o tampo do fundo.
2. No galão 1 adiciona-se o solo com a grama viva, ou seja, com cobertura
vegetal.
3. No galão 2 adiciona-se o solo com os restos vegetais mortos.
4. No galão 3 adiciona-se somente o solo.
5. As garrafas PET devem ter o fundo cortado, este pedaço da garrafa será utilizado como calço, o calço pode ser feito por qualquer outro material, desde que os calços utilizados tenham o mesmo tamanho
6. Utilizando esse calço, inclina-se os galões.
7. A parte restante da garrafa deve conter tampa, a mesma, será colocada com o auxilio de um barbante no bocal do galão, para que a água seja recebida e comparada.
8. Uma maneira alternativa é utilizar ao invés dos galões uma caixa de madeira, dividida em 3 espaços iguais para a distribuição das amostras de solo, para que o efeito seja observado mais claramente a caixa também deve ser “calçada”.

Realização

9. Se os galões estiverem embaixo de uma torneira, abrir as três e deixar a água cair durante tempo igual.
10. Pode-se utilizar algum tipo de recipiente, colocar água e despejar a mesma quantidade de água nos galões
11.A água será capturada nas garrafas PET e logo após, comparada.

Ação/ Reflexão: 

1-Realização do experimento problematizando o tema com as questões relacionadas à dinâmica da bacia (tipo de cobertura do solo, declividade, mata ciliar, preservação do solo, etc.);
2- Explicar que a água escoada superficialmente carregará não somente as partículas de solo, mas também, muitos elementos não visíveis a olho nu, tais como poluentes, nutrientes, pesticidas, entre outros.
3- Comparar a quantidade de água presente em cada garrafa.
4- Comparar a cor da água coletada nos diferentes tratamentos e a quantidade de solo perdida em cada caso, já que a cor da água é influenciada pelas partículas de solo.

Na internet:

http://soco.jrc.ec.europa.eu/documents/PTFactSheet-02.pdfhttp://www.meioambiente.pro.br/baia/acao_veget.htmhttp://solonaescola.blogspot.com/
Nome: Equipe Solo na Escola
Instituição: ESALQ/USP
Idealizador / Autor da Atividade: Equipe Solo na Escola

7 comentários:

  1. Olá Regina,

    Pode sim colocar a foto em seu blog. Agradecemos o interesse...

    Abraços,

    ResponderExcluir
  2. Olá a todos, Sou Alex da cidade de Pompéu-Mg, essa experiencia me ajudou muito em um trabalho que realizei com meu prof. de solo Marios, da Ufv/cedaf.Valeu muito obrigado Andre, abraços Alex Fagundes

    ResponderExcluir
  3. Olá Alex,

    Que bom que o SNE pôde ajudar você e seu professor no trabalho! Sempre que puder dê uma passada por aqui que vamos colocar mais experimentos.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Ola ..Achei muito interessante o seu experimento e tomarei a liberdade de faze-lo com minha turma de 4ºano...Obrigada pela dica.
    Professora Elionai

    ResponderExcluir
  5. boa noite, gostaria de saber o que podemos concluir com essa experiencia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larissa, tudo bem?
      Para esse experimento o principal objetivo é mostrar como ocorre a erosão hídrica do solo, dando atenção principalmente à importância da cobertura vegetal e mostrando como se dá a ação da água da chuva no desprendimento de partículas e erosão do solo em três situações diferentes(o solo descoberto, com cobertura morta e com cobertura viva). Quando são ligadas as torneiras é possível observar que no galão com o solo descoberto a água da garrafa tem maior presença de solo quando comparada as anteriores pois neste caso ocorreu um maior escorrimento superficial, ou seja, mais partículas de solo foram arrastadas e com elas também muitos elementos e compostos químicos que não são visíveis a olho nu, tais como poluentes (metais pesados), nutrientes, pesticidas, entre outros.

      Excluir

Gostou do post? Sabe de algo que possa complementar o conteúdo? Seu comentário é muito bem vindo e nos ajuda muito! :)