Olá pessoal
Sim, vocês leram certo. Solos e Combustíveis...e devem estar se perguntando: mas o que tem a ver uma coisa com a outra??
Atualmente, os combustíveis mais utilizados são gasolina, gás natural, diesel e o etanol. Os três primeiros são derivados do petróleo, já o terceiro pode ser obtido pelo processo de fermentação.

Aliás, o fato de o petróleo ter origem orgânica levanta um pergunta bem pertinente. Esta fonte de energia é considerada “não-renovável”...mas considerando milhões de anos, temperatura e pressão corretas há formação de petróleo naturalmente. O rótulo não renovável serve apenas para a escala humana...pensando na escala do planeta, talvez o petróleo seja uma fonte de energia renovável sim!
Já o etanol (conhecido mais popularmente como álcool) tem origem na fermentação alcoolica de açúcares. No Brasil, a principal fonte de etanol é a cana-de-açúcar. O uso do álcool é vasto: solvente, indústria farmacêutica, bebidas e....combustível! Para o cultivo das culturas que dão origem ao etanol (seja cana, milho, ou qualquer outra) é necessária a presença do solo...afinal, onde essas culturas seriam cultivadas? O consumo do etanol como combustível teve um grande incentivo durante o programa Pró-alcool na década de 70. Depois de um período o consumo de etanol caiu, mas atualmente voltou a ser utilizado devido aos veículos flex.
Seja para o acúmulo de materiais vegetais e animais, ou para cultivo de culturas que tem potencial para produção de etanol, o solo tem um papel fundamental na produção de combustíveis. Ou você nunca tinha se perguntado da onde vinha a gasolina e o álcool do posto?
Um abraço
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou do post? Sabe de algo que possa complementar o conteúdo? Seu comentário é muito bem vindo e nos ajuda muito! :)