Olá pessoal!
Estamos de volta das férias! Pra começar o ano vamos apresentar mais um dos nosso voluntários aqui no Blog. Vocês já conheceram a Mayra (Fitiña) e o Mateus (Sukú). Desta vez, quem vai se apresentar é o organizador da agenda do SNE. Se você vier visitar a Estação você tem 99,9% de chance de conhecer o José.
"Bom, depois de enrolar um pouco, já que esse texto está um mês atrasado, mas é realmente dificil falar sobre si mesmo, vai aqui um breve texto sobre a minha pessoa e minha atuação no Programa Solo Na Escola.
Meu nome é José, ou como aqui na ESALQ me chamam, “Maçakreixo”, pode me chamar soh de “massa”, eu atendo. Tenho 22 anos e estou indo pro 4 ano de Biologia da ESALQ, faço parte do Solo Na Escola desde meados de maio de 2010, concomitante ao Programa, também faço parte da “Associação Avante Curso Pré-Vestibular Alternativo”, um cursinho aqui em Piracicaba com um preço mais acessivel do que a faixa do mercado, onde lecionei aulas de química e biologia ano passado e ao que tudo indica esse ano ficarei só com a biologia mesmo (que bom = ]). Também faço parte do Centro Acadêmico De Ciências Biológicas (CACB) da ESALQ e milito pelo movimento estudantil da biologia, integrando a Entidade Nacional de Estudantes de Ciências Biológicas (ENEBIo). Bom, chega de nomes e siglas...
Simpósio de Educação Ambiental |
Foi na época do cursinho que eu realmente passei a refletir sobre as possiveis profissões que eu poderia exercer e comecei a tomar interesse pela área de licenciatura, inicialmente fiquei em bastante dúvida entre geografia/biologia/ciências sociais, mas no fim das contas acabou sendo a Biologia mesmo que eu escolhi.
Em 2010, quando estava no segundo ano, estava deixando um estágio no departamento de Entomologia e estava procurando alguma coisa mais relacionada à área de licenciatura, passei pelo processo seletivo do Projeto Ponte, e acabou não dando certo, logo após isso fui indicado por uma grande amiga ao Prof. Antonio e marcamos uma conversa, conheci a Estação que até então nem sabia onde ficava e achei muito massa os experimentos e a possibilidade de atuar com aquilo, teoricamente, no começo a gente acompanha algumas visitas juntamente com alguns/algumas monitores/monitoras mais experientes, mas no meu caso acabei recebendo diretamente uma visita, hehehe, lembro até hoje que foi um pouco dificil conseguir enrolar o pessoal, mas na medida do possivel deu tudo certo, hehehe, e aquela que podia ter sido uma visita traumatizante foi muito estimulante e me fez ter certeza de fazer parte do Programa, e logo no começo ainda recebi uma bolsa do Cultura e Extensão e fui incubido de cuidar da agenda do Solo Na Escola, confirmando e controlando as visitas para que não ocorresse de duas escolas chegarem ao mesmo tempo na estação.
Por ser do curso noturno e ter maior tempo livre durante a semana acabei atuando em quase todas as visitas que ocorreram desde que entrei no Solo Na Escola, o que me mostrou a vasta diversidade de realidades das escolas de Piracicaba e região, o que constantemente me faz refletir sobre a minha atuação enquanto estudante e futuro profissional. É claro, além das visitas também já participei de vários eventos juntamente à equipe, como o Bio Na Rua, Feira de Divulgação de Curso, Simpósio de Educação Ambiental do Ponte e a Formação para os professores de ciências de Piracicaba e região, que foi muito boa! Esse ano será a vez dos professores da geografia, aguardem, hehe.
Participando da formação dos professores em 2011 |
Gosto muito do grupo que além de me proporcionar essa rica experiência interativa com os estudantes também me fez correr atrás pra aprender mais sobre a temática Solos e me fez tomar conhecimento de grandes pensadores, principalmente Paulo Freire, que me levou a outros autores, como Piaget, Makarenko, Marx, Saviani, etc...Enriquecendo minha formação e me ajudando a entender um pouco essa coisa louca chamada sociedade e onde a educação entra nisso tudo...
E é claro que é sempre bom ver o pessoal saindo da estação maravilhado com aquilo e estudantes e professores animados para reproduzirem experiências parecidas em suas escolas.
Bio na Rua! 2011 |
Vou ficando por aqui, com certeza esqueci algo que tinha/gostaria de dizer, mas fica pra próxima, forte abraço a todos e finalizo com um trecho de Eduardo Galeano: "A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar".
Fiquem ligados no blog em 2012...temos muitas novidades!
Um abraço a todos,
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou do post? Sabe de algo que possa complementar o conteúdo? Seu comentário é muito bem vindo e nos ajuda muito! :)