14 setembro 2011

Perfil do voluntário #1

Olá pessoal,

Vamos começar a apresentar nossos voluntários nesta série de post. Assim todos podem conhecer um pouco mais do grupo do SNE. Pra começar, um dos membros mais "antigos" (não no sentido de velho...veja bem...)! Este é o post da Mayra (Fitiña)!
Mayra (Fitiña)
"Hoje vou falar um pouco sobre mim e minha participação no Programa Solo na Escola.
Bom, meu nome é Mayra, mas, como manda a tradição, por aqui me chamam de Fitiña! Estou no 5º ano de Engenharia Florestal e na Licenciatura em Ciências Agrárias aqui na Esalq/USP. Atualmente trabalho na Estação Experimental de Tupi (Horto de Tupi), em Piracicaba, na instalação e condução do Projeto “Criança Ecológica”, da Secretaria do Meio Ambiente do Estado. Trata-se de um projeto de educação Ambiental, voltado para crianças entre 8 e 10 anos, onde são trabalhados os temas das agendas ambientais: água, fauna, flora, poluição e aquecimento global. O SNE é minha inspiração para muita coisa que eu faço por lá.  Além disso, também trabalho em um projeto de pesquisa no Departamento de Ciências Florestais da Esalq, na área de sustentabilidade de cadeias produtivas florestais.
Olha ela prestando atenção....
Faço parte do Solo na Escola desde 2007, quando ainda estava no 1°ano. É, já faz um tempinho...me lembro muito bem do dia em que me inscrevi para participar do grupo! O que me motivou foi a proposta, que era diferente dos muitos estágios que eu estava conhecendo por aqui na época. Aliás, um tema diferente, um público diferente, um tipo de comprometimento diferente, em um Projeto que tinha acabado de sair do forno... não tinha como não experimentar!!
Alguém ganhou chocolate....
Experimentei e...adorei!! Desde então participo na recepção de alunos, ajudei na organização do IV Simpósio Brasileiro de Ensino de Solos (2008), entre outros eventos em que o SNE participa todos os anos, como Agrishow e Feira de Profissões da USP. Uma atividade que marcou muito foi a parceria entre o SNE e a Escola Estadual Dr João Conceição (tem um post contando um pouquinho mais aqui no blog!), que ocorreu em 2010, e fez parte também das minhas atividades da licenciatura.
Esse foi trabalho pra mais de mês...
Porque nem tudo é trabalho né...
Posso dizer com toda certeza que participar do Programa Solo na Escola é uma das melhores coisas que tenho feito durante a graduação. Foi responsável por despertar meu interesse, melhorar muito a minha formação e minha visão em relação ao papel dos profissionais que trabalham com ensino e meio ambiente, e da própria universidade nos trabalhos de extensão. Ver as crianças, e adultos, curiosos, interessados pelas demonstrações da estação, fazendo perguntas (mesmo que às vezes surjam questões assustadoras, rsrs), querendo levar as idéias das demonstrações do Programa para sua própria escola, não tem preço! Inexplicável... Só quem já participou de uma visita na Estação sabe o que é isso... É por isso que é sempre um prazer enorme contribuir com um pouquinho do meu tempo para o Solo na Escola."

Por hoje é só pessoal....mas fiquem de olho que logo traremos mais novidades pra vocês...

Um abraço a todos.

2 comentários:

  1. Mayra, parabéns pela iniciativa! Sucesso pro SNE!

    ResponderExcluir
  2. oi Ligia!
    que bom que vc gostou do post, obrigada!

    é muito legal ver essas fotos "antigas" do SNE....quanto tempo, quantas pessoas já passaram pelo grupo, e quanta coisa já foi feita!

    Adorei o post Josi!

    ResponderExcluir

Gostou do post? Sabe de algo que possa complementar o conteúdo? Seu comentário é muito bem vindo e nos ajuda muito! :)