21 novembro 2011

Perfil do voluntário #2

Olá pessoal,

Vamos continuar apresentando nossos voluntários. Desta vez vocês vão conhecer o Mateus (Sukú)!

"Olá pessoal, é bom encontrar vocês aqui no nosso blog! Se ainda não conhece a estação de pertinho, marque logo uma visita com a sua escola, tem sempre um monitor bem humorado para receber vocês! (Hehehe)

Mateus (Sukú)
Agora é momento para eu me apresentar à vocês, nossos visitantes. Sou Mateus, tenho 20 anos e já estou a dois anos cursando Engenharia Florestal na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ  - USP). Junto com meu colegial, me formei também em técnico em Meio Ambiente em Campinas, minha cidade. Aqui na ESALQ, onde sou mais conhecido como “Sukú”, já fiz estágio no departamento de química e no Grupo Florestal Monte Olimpo. Além disso, em fevereiro deste ano (2011) tive a oportunidade de realizar estágio numa Unidade de Conservação estadual: o Parque Estadual da Serra do Mar (PESM). O meu estágio foi no núcleo “Picinguaba”, localizado no município de Ubatuba-SP. Lá pude aprender muito com as palestras, visitas técnicas, atividades de campo, oficinas e convivendo com o pessoal. Conheci bastante sobre diferentes ecossistemas, sobre a conservação, sobre o litoral norte de São Paulo e muitas outras coisas.

Prestando atenção no treinamento em 2010!
 Atualmente estou estagiando no Departamento de solos, na área de física do solos, com o professor Miguel Cooper. No meio do meu primeiro ano (2010) comecei também a participar no Programa Solo na Escola (SNE) e a ajudar o pessoal com as visitas. E até o momento, além de receber as escolas que vêem conhecer a estação, já participei de eventos como o “Bio na Rua” e de um evento que recebeu diversos professores das escolas públicas de Piracicaba (formação de professores). São tantas coisas que o SNE participa que praticamente toda escola de Piracicaba e região que vem visitar o campus da ESALQ acaba passando pela estação. Conforme as atividades vão aparecendo cada um dos voluntários ajuda um pouquinho o Programa Solo na Escola, e cada vez que tenho essa oportunidade acabo gostando mais do grupo e de poder participar dessa iniciativa que tem uma proposta bem diferente: levar o conhecimento da Universidade para a comunidade.  Sem falar nas nossas confraternizações (hehehe).

Trabalhando no Bio na Rua, em 2010!
E para não me estender demais, entrar no Programa me proporcionou muitas coisas boas. Poder passar um pouquinho das coisas que aprendo aqui na faculdade para outras pessoas e quem sabe ajudar a incentivar crianças e jovens à estudarem um dia na ESALQ é extremamente gratificante. Além disso, trabalho a educação ambiental no contexto da ciência do solo, temas que me agradam muito e considero ser muito importante não só para o ensino fundamental e colegial, mas acima de tudo acredito que isso pode preparar melhor a criança a pensar sobre o meio ambiente desde cedo."

Com André, Josi e José no Universidade e Profissões, em 2011
 É isso aí gente...mês que vem nós vamos apresentar mais um voluntário! Quem será o voluntário desta vez? rs.

Um abraço a todos,





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do post? Sabe de algo que possa complementar o conteúdo? Seu comentário é muito bem vindo e nos ajuda muito! :)