26 outubro 2011

Fatores de formação do solo #4

Olá pessoal,

Hoje vamos falar sobre mais um fator de formação do solo. Agora é a vez do RELEVO!

O relevo é o conjunto de formas da superfície do planeta, desde o fundo do oceano até as montanhas.É originado sob dois tipos de agentes: os internos (vulcanismo e tectonismo) e externos (intemperismo e humanos).


Relevo modificado pela erosão, principalmente marinha.

Existem diversos tipos de relevo, como planaltos, planícies, cordilhieras, montanhas, morros, serras, chapadas, depressões, vales, escarpas, abismos, vulcões, e por aí vai!

O Vulcanismo e a Tectônica de placas podem provocar mudanças mais drásticas no relevo, como formação de montanhas.Como já temos posts no blog sobre vulcõestectonismo, vamos falar mais aqui sobre os fatores externos: Intemperismo e humanos!
O intemperismo pode atuar sobre a rocha ou solo em diversas frentes. Pela água, ou vento, ou até mesmo geleiras. O relevo atua na dinâmica da água, tanto na vertical (infiltração), quanto na horizontal (erosão/transporte/deposição). O relevo pode influenciar a formação do solo de 3 maneiras:

1) Influenciando na quantidade de água (precipitação) absorvida e retida no solo;
2) Atuando na velocidade de perda do solo por erosão;
3) Orientando o movimento de materiais em suspensão ou em solução de uma área para a outra.

Superfícies inclinadas, como escarpas, são instáveis, onde a água tende a escoar, provocando erosão. Geralmente são solos mais jovens, pouco desenvolvidos. Já superfícies planas possuem solos estáveis, onde a água sofre preferencialmente o processo de infiltração. Em regiões planas geralmente estão presentes solos velhos, bem desenvolvidos e bastante intemperizados.


As geleiras também promovem modificações no relevo através da erosão glacial, quando ocorrem avalanches e porções de rochas se desprendem, alterando assim o relevo do local. Por fim existe a modificação do relevo por meio da ação dos ventos, denominadas de erosão eólica. 

O homem também é um agente externo de transformação do relevo, as modificações são provenientes das atividades e das relações humanas. O homem através do trabalho transforma o relevo segundo os interesses econômicos ou mesmo para habitação.

Brasília: construção de cidades modifica o relevo
 Para acabar com a nossa série de posts sobre formação de solo só falta um: o tempo. Fiquem de olho que daqui a pouco ele chega! rs


Um abraço a todos,

Um comentário:

  1. Cara, o blog tá salvando a minha vida!!
    Tô fazendo um trabalho de geologia aplicada a solos cheio de detalhes.
    Muito obrigado e parabéns!
    Continuem o belo trabalho, por favor!
    Abraço.

    ResponderExcluir

Gostou do post? Sabe de algo que possa complementar o conteúdo? Seu comentário é muito bem vindo e nos ajuda muito! :)