11 junho 2011

Vulcões

Olá pessoal,

Nos últimos dias a notícia que está predominando é a de um processo natural. O vulcão Puyehue, que forma parte da cadeia Puyehue-Cordón Caulle, no Chile, perto da fronteira com a Argentina, entrou em erupção no sábado passado, e grandes colunas de fumaça podiam ser vistas de longe. As cinzas do vulcão tem provocado grandes problemas nos aeroportos da América do Sul, inclusive no Brasil, que está a alguns milhares de quilômetros do local da erupção. Mas o que vem a ser um vulcão, e porque ele joga cinzas no ar?


Os vulcões srugem quando ocorre um choque entre as placas tectônicas. Para saber mais cobre esse tema visite o post A terra tremendo. Com isso abre-se um "buraco" onde a lava será expelida. O aumento da quantidade de lava  pressiona o magma para fora da crosta terrestre. Quando esta pressão se torna muito alta, o magma expelido do vulcão. As cinzas vulcãnicas são estruturas amorfas (vítreas) que após a explosão se solidificam e formam nuvens. Se este material for consolidado pode formar rochas cineríticas.


Monte Olimpus, em Marte
Mas vulcões não são exclusividade do planeta Terra! Em Marte existem vários vulcões extintos há vários mihões de anos. Na Lua existem várias superfícies vulcânicas, porém não há atividade vulcânica. Há indícios de que Vênus seja geologicamente ativo devido à presença do basalto (que constitui 90% da superfície do planeta), as mudanças na atmosfera e a observação de relâmpagos.
 
Curiosidades:
A temperatura do magma é de 1200°C 
A velocidade que a lava pode alcançar depois de sair da rocha é de 80 km/h.   
Os principais vulcões do mundo são: Etna (Sicilia), Monte Fuji (Japão), Kilauea (Havai), Krakatoa (Indonésia), Monte Pinatubo (Filipinas), Vesúvio (Itália) e El Chichon (México). 
De acordo com especialistas existem 550 vulcões ativos no mundo.

Da próxima vez que você ficar preso em um aeroporto por causa de um vulcão não fique chateado...é um processo natural! rs

Um abraço a todos

PS: Caros voluntários....a gente podia montar uma demonstração sobre atividade de vulcões...aquela clássica de "feira de ciências"...o que acham?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do post? Sabe de algo que possa complementar o conteúdo? Seu comentário é muito bem vindo e nos ajuda muito! :)