Olá pessoal
Como prometido, seguimos na nossa “série especial” sobre o acidente no Japão. No post anterior mostramos como um terremoto é medido, mas faltou falar o que é um terremoto! Esse é o nosso objetivo agora.
Para começar, temos que inserir o conceito das placas tectônicas. Estas placas são porções da litosfera, e atualmente a Terra possui 7 placas principais, além de outras inúmeras subplacas. É como se a litosfera fosse uma casca de ovo, cheia de falhas. Existem dois tipos de placas: as divergentes (se afastam uma em relação às outras) e as convergentes (uma se move na direção da outra). No local onde uma placa se encontra com a outra se registram o maior número de terremotos e erupções vulcânicas.
Um terremoto é uma vibração, produzida pela rápida liberação de energia dentro da crosta terrestre, quando há um deslizamento entre uma placa e outra. Este é o foco do terremoto, que geralmente fica a dezenas de quiilômetros do epicentro, o local na superfície diretamente acima do foco.
Mas qual a causa de um terremoto? A principal teoria é a do “elastic rebound” ( do inglês repercussão elástica). Esta teoria está relacionada à energia elástica gradualmente armazenada dentro das rochas durante o movimento das placas, sendo liberada rapidamente.
O terremoto no Japão teve seu foco 24 km (considerado baixo!), sendo seu epicentro o Oceano Pacífico, a 130 km da península de Ojika. Felizmente, essa é uma área de baixa densidade populacional (coisa rara no Japão). O Japão está localizado numa área de contato entre placas tectônicas (entre as placas Euro-Asiática, Filipinas e do Pacífico), e se não fosse um país preparado para eventos como este, o desastre seria bem maior. Para se ter uma idéia, este terremoto de magnitude 9,0 (4º maior da história) teve como consequencia 5429 mortos (informação de 17/03/2011), enquanto no Haiti em 2010, um terremoto de magnitude menor (7,0) vitimou 75 mil pessoas!
Mas, como disse um amigo nosso (que é japonês!): “Japonês não tem medo de terremoto, tem medo de tsunami!.” Por isso, nosso próximo post é sobre tsunamis...aguardem!
Um abraço a todos
Oii pessoal queria em primeiro lugar dizer que estou com saudades! Sempre que tem post novo estou acompanhando daqui da França, parabéns a todos os voluntários por movimentarem o blog, e muito boa a iniciativa de esclarecer as atualidades.
ResponderExcluirmerci! et bonne soirée =]
Oi Aline...
ResponderExcluirMuito legal vc ainda acompanhar nossas atividades daqui. Estamos com muitas saudades de vc tb...espero que esteja tudo bem por ai...
Ah, valeu pelos chocolates...muito bom mesmo!...rs.
Bjao