17 março 2011

A Terra tremendo!

Olá pessoal
Como prometido, seguimos na nossa “série especial” sobre o acidente no Japão. No post anterior mostramos como um terremoto é medido, mas faltou falar o que é um terremoto! Esse é o nosso objetivo agora.
Para começar, temos que inserir o conceito das placas tectônicas. Estas placas são porções da litosfera, e atualmente a Terra possui 7 placas principais, além de outras inúmeras subplacas. É como se a litosfera fosse uma casca de ovo, cheia de falhas. Existem dois tipos de placas: as divergentes (se afastam uma em relação às outras) e as convergentes (uma se move na direção da outra). No local onde uma placa se encontra com a outra se registram o maior número de terremotos e erupções vulcânicas.

Um terremoto é uma vibração, produzida pela rápida liberação de energia dentro da crosta terrestre, quando há um deslizamento entre uma placa e outra. Este é o foco do terremoto, que geralmente fica a dezenas de quiilômetros do epicentro, o local na superfície diretamente acima do foco.


Mas qual a causa de um terremoto? A principal teoria é a do “elastic rebound” ( do inglês repercussão elástica). Esta teoria está relacionada à energia elástica gradualmente armazenada dentro das rochas durante o movimento das placas, sendo liberada rapidamente.



O terremoto no Japão teve seu foco 24 km (considerado baixo!), sendo seu epicentro o Oceano Pacífico, a 130 km da península de Ojika. Felizmente, essa é uma área de baixa densidade populacional (coisa rara no Japão).  O Japão está localizado numa área de contato entre placas tectônicas (entre as placas Euro-Asiática, Filipinas e do Pacífico), e se não fosse um país preparado para eventos como este, o desastre seria bem maior. Para se ter uma idéia, este terremoto de magnitude 9,0 (4º maior da história) teve como consequencia 5429 mortos (informação de 17/03/2011), enquanto no Haiti em 2010, um terremoto de magnitude menor  (7,0) vitimou 75 mil pessoas!
Mas, como disse um amigo nosso (que é japonês!): “Japonês não tem medo de terremoto, tem medo de tsunami!.” Por isso, nosso próximo post é sobre tsunamis...aguardem!
Um abraço a todos

2 comentários:

  1. Oii pessoal queria em primeiro lugar dizer que estou com saudades! Sempre que tem post novo estou acompanhando daqui da França, parabéns a todos os voluntários por movimentarem o blog, e muito boa a iniciativa de esclarecer as atualidades.
    merci! et bonne soirée =]

    ResponderExcluir
  2. Oi Aline...
    Muito legal vc ainda acompanhar nossas atividades daqui. Estamos com muitas saudades de vc tb...espero que esteja tudo bem por ai...
    Ah, valeu pelos chocolates...muito bom mesmo!...rs.
    Bjao

    ResponderExcluir

Gostou do post? Sabe de algo que possa complementar o conteúdo? Seu comentário é muito bem vindo e nos ajuda muito! :)