07 abril 2011

Curiosidades!

Olá pessoal

Aqui vão algumas curiosidades sobre o solo:

Todos os solos podem ser cultivados?
Nem toda a superfície do globo pode ser usada para fins agrícolas. Muitos solos não são propícios para o cultivo, principalmente em regiões frias como o Ártico, a Antártida e as montanhas. Outras terras são muito desérticas, altas demais ou pobres em nutrientes. As áreas não aptas representam mais de 60% do continente terrestre.

Cerrado
Depois da Mata Atlântica, o Cerrado é o ecossistema brasileiro que mais alterações sofreu com a ocupação humana.  A Mata Atlântica e o Cerrado são dois dos 25 "hotspots" do mundo, quer dizer, áreas mais ricas em biodiversidade e ao mesmo tempo mais ameaçadas no Planeta.

Desertificação
 Cerca de 180 mil Km2 de terras brasileiras – a maior parte delas na região Nordeste – estão em processo de desertificação só visto no continente africano. 

Transformação
Como entender as transformações de florestas antigas em desertos? Uma possível explicação são as variações no clima do globo terrestre ocorridas ao longo dos séculos. Essas mudanças foram determinadas por causas naturais. Algumas regiões provavelmente ficaram com o clima mais seco (árido ou semi-árido). Com as secas prolongadas, os solos também ficaram mais secos, rasos e impermeáveis. A vegetação foi se tornando esparsa. Só sobreviveu quem conseguiu se adaptar ao novo clima. E assim surgiu um novo ecossistema.

Saara

Localiza-se no norte da África. Em árabe, o nome Saara significa "planície dura, campo de areia". Uma vasta planície de areia e extensos campos de dunas. Essa é a monótona paisagem do maior deserto do planeta. Mas o que não aparece, o Saara se esconde debaixo de um solo rico em minério de ferro, gás natural e petróleo.

 Solo Lunar
O solo lunar é mais rico do que pensam os geólogos, pois contém uma variedade de elementos químicos úteis como a prata, o hidrogénio e o mercúrio, revelam as mais recentes conclusões de um projeto da NASA.

Diversidade
Na Terra pode-se encontrar organismos vivos inclusive a 3,2 km de profundidade sob o solo.



Cultura Inútil:

Solo como alerta e camuflagem
As avestruzes não enfiam a cabeça no solo...se fizessem isso, morreriam sufocadas. Suas pernas são suficientemente grandes para essas aves se defenderem de quem as ataca - ou para fugirem correndo. Elas, na verdade, encostam o ouvido no chão para perceber a vibração do solo e a aproximação de eventuais predadores. Nessa posição, o animal também consegue se misturar com a vegetação e afastar qualquer perigo de ataque.

O solo enganando...
As miragens ocorrem quando a luz atravessa duas camadas de ar com temperatura diferentes. O sol aquece a camada superficial do solo que aquece a atmosfera imediatamente acima do solo. Os raios de luz sofrem deflexão pelo ar quente e refletem o céu. Para o observador as massas de ar atuam como espelho.

Um abraço!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do post? Sabe de algo que possa complementar o conteúdo? Seu comentário é muito bem vindo e nos ajuda muito! :)