01 fevereiro 2011

PARQUE DO VARVITO!

Olá pessoal,

Depois de um longo tempinho de recesso, eis que voltamos à ativa....
O post de hoje é sobre uma visitinha que o pessoal do SNE fez ao Parque do Varvito, em Itu, no final do ano passado...
Galerinha animada!

Mas e o que é Varvito?!
"Varvito é uma rocha sedimentar originada por depósitos rítmicos de sedimentos anuais em lagos formados pelo derretimento de geleiras. A palavra varvito se origina de varve, palavra sueca usada para descrever sucessões de camadas formadas no período de um ano. Nestes depósitos as camadas grosseiras, compostas de areia grossa a silte, representam depósitos de verão e as camadas finas e escuras, compostas de silte a argila, representam sedimentos depositados no inverno.
Isto acontece porque no verão, o derretimento da geleira é mais intenso, dando origem a torrentes capazes de transportar sedimentos grosseiros. Já no inverno a quantidade de água que flui diminui e só consegue transportar sedimentos muito finos. Estes sedimentos finos são enriquecidos por matéria orgânica preservada dos seres vivos que morreram no lago devido às baixas temperaturas do inverno.
Em um depósito deste tipo, pelo menos teoricamente, cada par de camadas, fina e grosseira, representa um ano completo. Ao se contar a quantidade de pares existentes no depósito como um todo, podemos ter uma ideia de quantos anos este demorou para ser formado."

Camadas de Varvito.


O pessoal conferindo as camadas....


Estas rochas, pertencentes ao Grupo Itararé, da Bacia do Paraná, são um registo marcante da grande glaciação que ocorreu do período Carbonífero inferior ao  Permiano inferior, entre 360 e 270 milhões de anos, quando toda porção sul do antigo supercontinente Gondwana ficou coberta por espessas camadas de gelo.

Um passeio interessante...

O Parque do Varvito situa-se no município de Itu, estado de São Paulo, tendo sido inaugurado em 23 de julho de 1995. O Parque foi criado a partir do desativamento da Pedreira Itu, de onde eram extraidas lajes utilizadas para pavimentação de edifícios e calçadas da cidade de Itu, desde pelo menos o começo do século XVIII. Por sua importância científica, uma parte da área da pedreira foi tombada pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo.


Olha que lugar mais lindo!

Bom, nem preciso dizer que foi muito bacana essa nossa visita ao Parque do Varvito e que recomendamos muito esse passeio a quem quiser conhecer um pouquinho mais sobre Varvito e curtir um pouquinho a paisagem...

Espero que tenham gostado...
Bjos a todos!

Um comentário:

  1. Recomendo uma visita ao Parque do Varvito a todos que gostam de geologia, que tenham curiosidade sobre o tema, ou que gostem apenas de curtir a paisagem!! É um local super agradável, lindo e acessível, que contribuiu muito para a formação do pessoal do Solo na Escola. Valeu muito a pena!

    ResponderExcluir

Gostou do post? Sabe de algo que possa complementar o conteúdo? Seu comentário é muito bem vindo e nos ajuda muito! :)