04 junho 2013

Para ler, ver e ouvir #5

Olá pessoal,

Hoje a nossa recomendação para a série Ler, ver e ouvir é um clássico! Jurassic Park é um livro de ficção científica escrito por Michael Crichton e publicado em 1990, mas a maioria das pessoas conhece o filme de 1993, dirigido por Steven Spielberg. Como a história é bastante conhecida, não vamos detalhar muito o enredo do filme aqui, mas vamos mostrar os 10 maiores erros dessa superprodução. Independente destes erros, o filme continua sendo um clássico e vale a pena ver, pra quem ainda não viu!



Vamos aos erros científicos de Jurassic Park!

1) No início do filme os paleontólogos encontram um esqueleto completo de um dinossauro em uma escavação, e parece ser uma coisa bem comum. Esse é o sonho de qualquer paleontólogo, porque encontrar esqueletos completos é um fato muito raro. Os paleontólogos comemoram quando encontram alguns ossos espalhados por aí. Nós já falamos do processo de fossilização aqui no blog. Se você não se lembra dê uma olhada aqui.

Ah, se fosse fácil assim...

2) O dono do parque, John Hammond mostra aos visitantes como os dinossauros foram criados. Ele e outros cientistas extraíram sangue líquido de um mosquito da era Mesozóica, preservado em âmbar. Neste sangue ele identificou genes de diferentes dinossauros e usou estes genes para clonar e "recriar" os dinossauros. Tudo certo até aí? Na verdade não. Se você enfiar uma agulha em um inseto fossilizado a mais de 50 milhões de anos você não vai encontrar sangue líquido. Já foi extraído DNA por meio de insetos preservados em âmbar, mas foi o DNA do inseto, não de dinossauros. Se você clonar esse DNA o que vai acontecer será crescer vários mosquitos, e nenhum dinossauro, infelizmente!



3) Como não foi encontrado o DNA completo de todos os dinossauros, os cientistas usaram DNA de sapo para completar os "buracos" que ficaram faltando. Má escolha! Mesmo os seres humanos possuem um vínculo genético mais próximo com os dinossauros do que os sapos. Usar DNA de pássaros seria muito mais correto. O problema é que para o desenrolar do filme correr do jeito que o autor gostaria, os dinossauros teriam que mudar de sexo, o que acontece com muitas espécies de sapos. Pássaros não mudam de sexo, por isso eles não foram escolhidos pelo autor do livro!

DNA de dinossauro misturado com de sapo. Jura que você fez isso Spielberg?

4) Bom, os dinossauros foram clonados pelo DNA recuperado em um mosquito e o DNA foi completado com DNA de sapo...isso tá errado mas vamos relevar. Uma coisa importante que não é explicada no filme é como a vegetação do Mesozóico também foi recriada! Clonagem de xilema? Claro que a maioria não se deu conta disso, até porque há mais coisas pra se preocupar quando há T-Rex e Velociraptors soltos por aí...

Flora do Mesozóico...como isso veio parar aqui?

5) O Braquiossauro, um dos maiores dinossauros é retratado como um bichinho simpático no filme. Ele até espirra. Pra chegar nas folhas das árvores e ter um almoço mais apetitoso, eles se apóiam sobre as pernas traseiras, ficando só com duas patas no chão. Fisicamente isso é impossível. Um animal desse tamanho não evoluiu para se manter em duas pernas...o peso é muito grande, ele (literalmente) quebraria no meio. E nada de espirros...isso é coisa de mamífero!

Você consegue imaginar um ser deste tamanho apoiado em só duas pernas?


6) Em uma parte do filme, os visitantes tentam descobrir porque um Triceratops está doente. Um dos visitantes então coleta os excrementos do dinossauro. Se você viu o filme deve lembrar dessa cena, e deve lembrar do tamanho dos excrementos! Era quase do tamanho do dinossauro! Esterco de dinossauros fossilizados encontrados hoje (conhecidos como coprólitos) são proporcionais ao tamanho de seus donos. Ou eles estavam coletando os excrementos de outro dinossauro Saurópode gigante ali...é a única explicação.

Coprólitos de Dinossauros

7) Iniciando as cenas assustadoras. Um Dilofosauro lança uma gosma venenosa em um dos funcionários do parque e depois completa o trabalho. Outra cena inesquecível que todos devem lembrar (se você não cobriu o rosto com as mãos nessa hora...). Não há nenhuma evidência que o pescoço decorativo do Dilofosauro tem função de lançar gosmas pretas venenosas. Além disso, eles eram bem maiores do que os retratados no filme.


8) Os passos do T-Rex causam um imenso impacto no chão, criando um mini-terremoto, e por causa disso os visitantes conseguem fugir dele. Imagine ser capaz de ouvir seu predador a quilômetros de distância. Bom né? Mas isso pro T-Rex é muito ruim...é muito difícil ser um caçador de sucesso dessa forma. Ele provavelmente seria extinto por causa disso. Ah, e se você um dia encontrar com T-Rex, não fique parado esperando que ele não vá te encontrar por você ficar imóvel. Mesmo que ele não possa te ver, ele pode cheirar...e aí fica fácil!

Péssima idéia!
9) Velociraptors...dinossauros inteligentes e excelentes caçadores. Bom, o maior erro do filme na verdade é o tamanho dos dinossauros. Na verdade o Velociraptor era do tamanho de um peru. E mesmo que os Velociraptors fossem extremamente inteligentes, é bem improvável que eles tivessem cérebro suficiente para descobrir maçanetas de portas. 

Realmente ótimos caçadores, mas o tamanho tá desproporcional...

10) Todos os dinossauros em Jurassic Park são escamosos. Há uma forte evidência que dinossauros teria penas, pois as aves evoluíram a partir deles. Portanto, quando você encontrar com uma galinha, mais respeito. Você está encarando um descendente dos dinossauros!

Mais respeito com as galinhas!
Apesar de todos os erros e adaptações, nós somos fãs desse filme/livro! Recomendamos a todos, e não só o primeiro, mas o segundo e o terceiro também! Estes possuem outros erros...mas a gente discute isso em outro post.

Um abraço a todos,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do post? Sabe de algo que possa complementar o conteúdo? Seu comentário é muito bem vindo e nos ajuda muito! :)