22 março 2013

Tropeçando num dinossauro!

Olá pessoal,

Quem disse que não é possível literalmente tropeçar num fóssil de dinossauro?! Uma menina de nove anos de idade, moradora da Ilha de Wight, acabou literalmente tropeçando num fóssil de dinossauro enquanto caminhava na praia. E o mais interessante é que o fóssil era de uma dinossuaro ainda não descoberto e por isso o novo espécime acabou ganhando o nome da menina, que no caso se chama Daisy. 
Daisy Morris tropeçou em restos fossilizados na praia de Atherfield há quatro anos. Um artigo científico informou que a espécie recém-descoberta de pterossauro seria chamada Vectidraco daisymorrisae.
Representação artística de como seria o pterossauro descoberto (Fonte: BBC Brasil)

O especialista em fósseis Martin Simpson disse que este era um exemplo de como "grandes descobertas podem ser feitas por amadores".

A família Morris procurou Simpson, especialista da Universidade de Southampton, após a descoberta feita por Daisy em 2009. "Eu sabia que estava diante de algo muito especial. E estava certo", disse Simpson. O fóssil revelou-se como uma espécie até então desconhecida de pterossauro pequeno, um réptil voador de 115 milhões de anos, do período Cretáceo Inferior.
Daisy Morris (Fonte: BBC Brasil)

A nova espécie e o nome foram confirmados em um artigo científico publicado no dia 18 de março. Simpson disse que a erosão no litoral da ilha teria feito com que o fóssil tivesse sido "lavado pelo mar e destruído, se não tivesse sido encontrado por Daisy". O pterossauro já foi doado para o Museu de História Natural, que recentemente nomeou a Ilha de Wight como a "capital dos dinossauros da Grã-Bretanha".

A confirmação do Vectidraco daisymorrisae vem uma semana após uma outra descoberta na ilha de um esqueleto quase completo de um dinossauro de 12 metros de comprimento....essa ilha deve estar cheia deles!

Espero que tenham gostado!

Beijos a todos,

Josi







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do post? Sabe de algo que possa complementar o conteúdo? Seu comentário é muito bem vindo e nos ajuda muito! :)