20 setembro 2012

Eras Geológicas

Olá pessoal,

Hoje vamos apresentar a classificação das eras geológicas e depois algumas curiosidades sobre os nomes das divisões e eras.

Originalmente, a história geológica dividia-se em quatro períodos de tempo: Primário, Secundário, Terciário e Quaternário. O sistema era arrumadinho demais para continuar, e os geólogos começaram a criar divisões e eliminar períodos. O Primário e o Secundário caíram em desuso, enquanto o Quaternário foi descartado por alguns, mas mantidos por outros. Dos quatro originais resta apenas o Terciário, mas ele não representa um terceiro período. Foram adicionadas épocas para cobrir o período desde a era dos dinossauros, entre elas o Plistoceno ("a mais recente"), Plioceno ("mais recente"), Mioceno ("moderadamente recente") e o vago Oligoceno ("quase nada recente").

Atualmente o tempo geológico divide-se em quatro grandes blocos: Pré-Cambriano, Paleozóico (do grego, "vida antiga"), Mesozóico ("vida média") e Cenozóico ("vida recente"). Estas eras são divididas em períodos, alguns bem conhecidos, como Cretáceo, Jurássico, Triássico, Siluriano, etc. Depois vem as épocas (Plistoceno, Mioceno, etc), que se aplicam aos 65 milhões de anos mais recentes. Finalmente chegamos aos estágios ou idades, mas vocês só ouvirá falar deles se seguir carreira na Geologia.



Categorizar as Eras e Períodos sempre foi um assunto confuso, com discordâncias acirradas sobre onde situar as linhas divisórias. A mais famosa é a Grande Controversa Devoniana. A questão emergiu quando o reverendo Adam Sedgwick reinvidicou para o Período Cambriano uma camada de rocha que Roderick Murchison acreditava pertencer ao Siluriano. A confusão foi grande, gerou um livro (A Grande Controversa Devoniana) e muita baixaria entre os dois protagonistas. A briga acabou em 1879 com um recurso simples, criar o Ordoviciano, que ficaria entre os dois Períodos discutidos. 



Como os britânicos eram os mais ativos nos primeiros anos, predominam nomes britânicos na Geologia. Devoniano deriva do município inglês de Devon. Cambriano vem do antigo nome romano do País de Gales (Cambria), enquanto Ordoviciano e Siluriano lembram antigas tribos celtas, os ordovices e os silures. Outros nomes derivam de outros locais, como Jurássico, que refere-se aos montes Jura, entre a França e a Suíça, enquanto Permiano lembra a antiga província Russa de Perm, nos Montes Urais.

Lembrou de toda a classificação Geológica? A gente se vê na próxima

Um abraço a todos,

Referências: "Breve História de Quase Tudo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do post? Sabe de algo que possa complementar o conteúdo? Seu comentário é muito bem vindo e nos ajuda muito! :)