09 maio 2012

Uma galinha no espaço

Olá pessoal,

Nesta semana o Prof. Antônio nos recomendou um vídeo (no mínimo) curioso. Para estudar as recentes tempestades solares, que serão muito comuns em 2012, um grupo de estudantes dos EUA lançaram uma galinha no espaço.

Calma...a galinha em questão é de borracha! Os alunos inflaram um balão metereológico com hélio e lançaram "Camilla" (como ela foi carinhosamente chamada) para uma altitude de 36,5 km. Ela foi equipada com sensores para medir a radiação. Durante sua jornada, Camilla ficou aproximadamente 90 minutos na estratosfera, onde as temperaturas são negativas e a pressão corresponde à aproximadamente 1% da registrada no nível do mar. Você pode ver um vídeo da viagem clicando aqui.

A galinha astronauta (Fonte: Nasa)

Quando atingiu 40 km, o balão estourou e Camilla voltou ao solo em segurança depois da abertura dos paraquedas que foram instalados. Veja a cena:



Camilla fez sucesso, tendo mais de 20 mil seguidores contando Twitter, Facebook e Google + juntos. Os alunos planejam mais viagens.

Um abraço,

PS: para os mais velhos, que lembram dos Muppets, Camilla era a galinha pela qual o Gonzo era apaixonado.

Um comentário:

  1. E meu sonho de infância era ser astronauta...rs. Se até uma galinha de borracha já consegue chegar ao espaço, quem sabe....rs. Adorei!

    ResponderExcluir

Gostou do post? Sabe de algo que possa complementar o conteúdo? Seu comentário é muito bem vindo e nos ajuda muito! :)