11 maio 2012

Para o educador #6

Olá pessoal,

No mundo de hoje, todos queremos tudo rápido. Todos procuramos um curso de idiomas que vá nos ensinar a falar fluentemente no menor tempo possível, o método de ensino "milagroso" no qual você vai aprender rápido. Porém, um importante pesquisador na área de cognição, chamado K. Andres Ericsson afirma que para atingir um desempenho excelente em qualquer coisa que você vá fazer são necessárias 10 mil horas de dedicação, na prática. 

Ou seja, se você estudar oito horas por dia, sete dias por semana, durante três anos e meio, será um expert em qualquer coisa na qual você esteja estudando. Agora, se você pratica apenas por hobby, como por exemplo,  tocar piano, por 4 horas por semana, vai demorar 52 anos para atingir as 10 mil horas. É mais ou menos algo que já sabemos...quanto mais dedicação, melhor o desempenho final. A hipótese foi testada com jogadores de xadrez e, aparentemente, funcionou. O “talento” para jogar xadrez como um mestre “aparece” depois de anos de prática exclusiva. Ayrton Senna não nasceu sabendo dirigir na chuva, nem o Oscar Shimidt tem a famosa "mão santa". Tudo isso é fruto de treinamento.

Ayrton Senna ia treinar quando chovia e Oscar já disse ser um "produto do treinamento"


Isso acontece porque nosso cérebro tem a capacidade de reorganizar estruturas nervosas em resposta à estímulos externos. Os cegos possuem o tato e a audição mais aguçadas justamente por este processo, chamado de neuroplasticidade.

Ken Robinson defende uma mudança nos paradigmas da educação. Já falamos dele aqui, no último post para os educadores. Nesta animação ele explica o porque da mudança ser realizada. Para ver a legenda, clique no botão "CC" e escolha português. Se preferir, veja o vídeo no youtube, clicando aqui. Vale a pena ver:


E vocês, o que acham da teoria das 10 mil horas e da mudança do paradigma da educação?

Um abraço a todos,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do post? Sabe de algo que possa complementar o conteúdo? Seu comentário é muito bem vindo e nos ajuda muito! :)