17 setembro 2011

Curiosidades #2

Olá pessoal,

Recentemente um garoto americano de 13 anos, observando a disposição das folhas nos galhos das árvores, teve uma idéia que revolucionou a captação da energia solar.
 
 Adam Dwyer notou que as folhas e os galhos das árvores obedeciam uma sequencia. O que Adam não sabia (e descobriu depois) é que esta é a famosa Fibonacci. Famosa porque já existem diversos casos na natureza que obedecem esta sequencia, como copas das árvores ou até mesmo o número de pétalas de flores! 

  Pra quem não lembra, a sequencia Fibonacci é iniciada pelo número zero (0), e a cada número subsequente faz-se a soma dos dois anteriores, ficando mais ou menos assim: 0-1-1-2-3-5-8-13-21...e por aí vai!


 O jovem estudante fez então um teste. Criou uma árvore de PVC onde as folhas e os galhos respeitam esta sequencia. O resultado: um aumento de 20% a 50% na eficiência da captação de energia solar! Os testes realizados mostram que a "árvore solar" é mais eficiente einclusive nas épocas em que há baixa incidência da luz do sol, como no inverno. Outra vantagem é que ela ocupa menos espaço em relação ao painel normal.

Além de ganhar o prêmio "Jovem Naturalista do Ano", Adam ganhou a patente provisória da "árvore solar", além de várias ofertas para comercializar a nova invenção.

Na Estação do SNE, o sistema de resfriamento é movido à energia solar, captada por um painel fotovoltaico "normal". Quem sabe a gente não instala uma árvore dessa? É o homem imitando a natureza!

Um abraço a todos,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do post? Sabe de algo que possa complementar o conteúdo? Seu comentário é muito bem vindo e nos ajuda muito! :)