30 junho 2011

Simpósio de Educação e Meio Ambiente

Olá pessoal,

Nos dias 19 e 20 de agosto será realizado o Simpósio de Educação e Meio Ambiente. Este evento surgiu de uma demanda dos professores da rede pública, que sentiam a necessidade de discutir, compartilhar e divulgar experiências e novas idéias de projetos de Educação Ambiental no Ensino Público. O Simpósio de Educação e Meio Ambiente tem o propósito de aproximar a Universidade com o Ensino Público Fundamental e Médio em espaço de debate sobre práticas e desafios da Educação Ambiental no Ensino.


O Simpósio tem como público alvo estudantes e professores das escolas da rede pública e universidades, grupos atuantes em Educação Ambiental da região e demais interessados no tema. A elaboração e realização do evento conta com grupos da ESALQ-USP e órgãos públicos estaduais que atuam com educação no município e região.

O SNE vai participar oferecendo duas oficinas aos participantes do Simpósio! Vamos apresentar a Estação e os experimentos. A idéia também mostrar como os experimentos são confeccionados.

Para maiores informações acesse o o site do simpósio clicando aqui

Esperamos receber muita gente na Estação neste evento...participem!

Um abraço

29 junho 2011

Visitas 2011 #9

Olá pessoal

Na terceira semana de junho tivemos mais visitas à Estação!

Os alunos da Escola Monsenhor Jeronymo Gallo vieram até a Esalq e ficaram sabendo um pouco mais sobre solos!


Os voluntários que estavam presentes foram José, Carmem, Rafaela, Mayra e Isabela. Inclusive, nossos novos voluntários já estão conduzindo visitas!



Devido ao feriado na quarta semana de junho não recebemos visitas...mas elas já estão de volta na última semana desse semestre...vamos atualizando aqui!

Um abraço a todos

27 junho 2011

Visitas 2011 #8

Olá pessoal,

As visitas na Estação do SNE continuam!
Na primeira semana de junho tivemos duas visitas.

Vieram conhecer a Estação os alunos da Enfermap, do Curso Técnico Meio Ambiente. Quem recebeu nosso visitantes foi a Carol.


A segunda visita foi realizada pelos alunos da Escola Estadual Prof. Alcides Guidotti Zagatto. Desta vez estavam presentes até os nossos novos voluntários! Quem participou foram José, Mayra, Isabela, Carmem e Jéssica.


Ainda tem mais visitas do mês de junho pra postar....vamos atualizando aos poucos!

Um abraço a todos,

23 junho 2011

Site interativo sobre solos

Olá pessoal

Encontramos mais um site interessante sobre solos na internet. A dica foi do Prof Antônio.

É um site interativo da Universidade de Zaragoza, na Espanha...o conteúdo está em espanhol, o que é bom também pra treinar outro idioma! rs

Lá tem bastante informação sobre os componentes, formação e funções do solo.


Confiram: http://www.cienciadelsuelo.es/index1.html

Um abraço a todos,

15 junho 2011

Vídeos educacionais INPE

Olá pessoal,

O post de hoje é pra falar sobre algo bem interessante que achamos esses dias (sem querer, pra variar!) na internet. 

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) mantém em sua página uma grande variedade de materiais educacionais. A Missão do INPE é promover e executar estudos, pesquisas científicas, desenvolvimento tecnológico e capacitação de recursos humanos, nos campos da Ciência Espacial e da Atmosfera, das Aplicações Espaciais, da Metereologia e da Engenharia e Tecnologia Espacial, bem como em domínios correlatos, conforme as políticas e diretrizes definidas pelo Ministério da Ciência e Tecnologia.


Os temas são dos mais variados, e tem sobre o solo também, claro! Lá tem um material muito bom sobre compactação do solo, erosão, cuidados com o solo, ciclo do carbono, ciclo do nitrogênio, entre outros. Há vídeos também sobre outros assuntos, como mudança climática global, efeito estufa, balanço hídrico, e muitos mais.

Confiram no link: Vídeos educacionais INPE

Vale a pena dar uma passada por lá e aprender um pouco mais!

Um abraço a todos

11 junho 2011

Vulcões

Olá pessoal,

Nos últimos dias a notícia que está predominando é a de um processo natural. O vulcão Puyehue, que forma parte da cadeia Puyehue-Cordón Caulle, no Chile, perto da fronteira com a Argentina, entrou em erupção no sábado passado, e grandes colunas de fumaça podiam ser vistas de longe. As cinzas do vulcão tem provocado grandes problemas nos aeroportos da América do Sul, inclusive no Brasil, que está a alguns milhares de quilômetros do local da erupção. Mas o que vem a ser um vulcão, e porque ele joga cinzas no ar?


Os vulcões srugem quando ocorre um choque entre as placas tectônicas. Para saber mais cobre esse tema visite o post A terra tremendo. Com isso abre-se um "buraco" onde a lava será expelida. O aumento da quantidade de lava  pressiona o magma para fora da crosta terrestre. Quando esta pressão se torna muito alta, o magma expelido do vulcão. As cinzas vulcãnicas são estruturas amorfas (vítreas) que após a explosão se solidificam e formam nuvens. Se este material for consolidado pode formar rochas cineríticas.


Monte Olimpus, em Marte
Mas vulcões não são exclusividade do planeta Terra! Em Marte existem vários vulcões extintos há vários mihões de anos. Na Lua existem várias superfícies vulcânicas, porém não há atividade vulcânica. Há indícios de que Vênus seja geologicamente ativo devido à presença do basalto (que constitui 90% da superfície do planeta), as mudanças na atmosfera e a observação de relâmpagos.
 
Curiosidades:
A temperatura do magma é de 1200°C 
A velocidade que a lava pode alcançar depois de sair da rocha é de 80 km/h.   
Os principais vulcões do mundo são: Etna (Sicilia), Monte Fuji (Japão), Kilauea (Havai), Krakatoa (Indonésia), Monte Pinatubo (Filipinas), Vesúvio (Itália) e El Chichon (México). 
De acordo com especialistas existem 550 vulcões ativos no mundo.

Da próxima vez que você ficar preso em um aeroporto por causa de um vulcão não fique chateado...é um processo natural! rs

Um abraço a todos

PS: Caros voluntários....a gente podia montar uma demonstração sobre atividade de vulcões...aquela clássica de "feira de ciências"...o que acham?

08 junho 2011

Experimentos #3

Olá pessoal,
Mais um experimento presente na Estação do SNE:

COMPACTAÇÃO DO SOLO



Objetivos: Demonstrar como a compactação do solo diminui a infiltração de água, favorecendo o escorrimento superficial e a erosão, ressaltando a importância da manutenção da estrutura do solo no contexto das bacias hidrográficas.

Temas/Conteúdos (palavras chave): Erosão- chuva – compactação do solo – infiltração – manejo do solo.

É possível estabelecer relações dessa temática com as bacias hidrográficas, ressaltando a importância da manutenção da estrutura do solo (sistema de poros) para reabastecimento dos reservatórios de água subterrânea e diminuição da erosão do solo.

Planejamento e Realização:

Materiais necessários:
3 Garrafas PET de 1,5 a 2 L 
Material de Solo argiloso
Material de solo arenoso 
Recipiente com água (bule ou regador) 
Pequenos pedaços de tecido, suficiente para cobrir o bocal das garrafas; 
Na ausência de tecido, pedaços de tela, “sombrite” 
Elástico ou barbante para prender o tecido no bocal das garrafas; 
Tesoura.

Espaço e condições necessárias: Não há restrição de espaço e condições

Montagem
Cortar as garrafas PET ao meio (corte perpendicular ao eixo maior, isto é, na “cintura”)
Inverter a parte superior e colocá-la dentro da parte inferior (a parte superior – “gargalo” – deve ficar como uma espécie de funil para a parte inferior, o “coletor”)
Prender o pedaço de tecido no bocal da garrafa para evitar que o solo caia; 
Preencher a metade superior da garrafa 1 (agora invertida como um funil) com solo argiloso sem compactar
Preencher a metade superior da garrafa 2 (agora invertida como um funil) com solo argiloso e compactar; a compactação pode ser feita colocando-se a mesma quantidade de solo colocado na garrafa 1, mas usando uma ferramenta (pedaço de madeira ou a propria mão) para compactá-la para ocupar um volume menor, para facilitar pode-se molhar um pouco o solo a ser compactado
Preencher a metade superior da garrafa 3 (agora invertida como um funil) com solo arenoso sem compactar;

  
Realização
Despejar o mesmo volume de água nos três conjuntos e observar que:
a.    Na garrafa 1 a água infiltra com uma certa taxa (T1)
b.    Na garrafa 2, a água infiltra mais lentamente que na garrafa 1 (T2 é menor que T1).
c.    Na garrafa 3 a água infiltra mais rápido que nas garrafas 1 e 2
Depois de alguns minutos, observar ainda que:
d.    O volume de água na parte de baixo (“coletor”) é maior para a garrafa 3;


Ação/ Reflexão:  
Realização da atividade problematizando o tema com as questões relacionadas à dinâmica da bacia (tipo de solo – argiloso, arenoso), importância do manejo do solo nas bacias agrícolas, importância da compactação do solo nas bacias urbanas; importância da infiltração para reabastecimento dos reservatórios de água subterrânea.
Contextualizar a atividade com a realidade local;
Analisar e refletir sobre o resultado da experiência em relação à infiltração de água no solo:
          
Comparando as garrafas 1 e 3:
         Solos argilosos infiltram mais lentamente, mas retém mais água para as plantas, solos arenosos infiltram mais rapidamente, mas retém menos água para as plantas.
Solos argilosos tem infiltração mais lenta que solos arenosos, mas retém mais água (coletor da garrafa 1 tem menos água que o coletor da garrafa 2). Discutir a importância da retenção de água nos poros do solo para uso das plantas e da drenagem do excesso de água do solo para reabastecimento dos reservatórios subterrâneos. Nos solos de drenagem rápida a contaminação da água subterrânea também é potencialmente mais fácil.

Comparando as garrafas 1 e 2:    
Observar que no solo compactado, a infiltração é menor e a retenção é menor, o que favorece o escorrimento superficial e a erosão. A compactação é indesejável quer porque diminui o armazenamento de água no solo e o reabastecimento dos reservatórios subterrâneos, quer porque pode potencialmente aumentar o arraste de partículas (erosão) pelo aumento do escorrimento superficial.

No conjunto, a experiência pode explicar em parte a ocorrência de enchentes em bacias com compactação e /ou impermeabilização abundante: a diminuição de infiltração diminui o volume de água armazenada no solo e no subsolo, que abastece os cursos de água no período das secas. Então, no período seco, os córregos ficam com pouquíssima  ou nenhuma água. No período das chuvas, a infiltração é deficiente e um grande volume de água chega muito rapidamente nos cursos de água, e devido à pequena infiltração, podem trazer uma grande carga de sedimentos, que se deposita no canal do córrego, tornando-o mais raso. No ano seguinte, o fenômeno se repete, mas agora o córrego e mais raso e transborda mais facilmente, e no ano seguinte a situação continua piorando, aumentando a frequência e a intensidade das enchentes.

Na internet:
Nome: Equipe Solo na Escola
Instituição: ESALQ/USP
Idealizador/ Autor da Atividade: Equipe Solo na Escola

06 junho 2011

Enquanto isso, na Estação do SNE...

Olá pessoal

No meio de tantas visitas, reuniões, participação em eventos e postagens no blog ainda estamos treinando nossos novos voluntários!

Nossa primeira reunião na Estação aconteceu dia 25/05.



Dos voluntários "veteranos" estavam presentes José, Jonas, Mateus e Mayra. Nesta primeira reunião começamos do começo, literalmente! O pessoal ouviu um pouco sobre as rochas e a parte de formação de solo, além dos organismos do solo.




Nesta quarta (08/06) temos mais uma reunião na Estação, desta vez para ver a segunda metade dos experimentos. Os novos voluntários já estão convidados para acompanhar as visitas com a gente, e se sentirem à vontade já começam a falar também!


Nesta semana teremos 4 visitas à Estação! Preparem-se pra mais posts sobre visitas...e vamos ainda colocar mais posts sobre os "experimentos" e "para o educador". 

Mandem recados, comentários, sugestões...entre outros!

Um abraço a todos

04 junho 2011

Visitas 2011 #7

Olá Pessoal!

Na quarta semana de maio (27/05) recebemos mais visitas!

Os alunos da Escola Estadual Prof. Catharina Casale Padovani vieram até a estação e saíram sabendo um pouco mais sobre o solo.

Os voluntários presentes foram José, Jonas, Carol e Mayra.


As visitas não param! Enquanto isso, estamos treinando nossos novos voluntários...no próximo post vamos apresenta-los e mostrar nossas reuniões na Estação.

Um abraço a todos,

02 junho 2011

Visitas 2011 #6

Olá Pessoal

No dia 21/05 tivemos uma visita especial ao SNE. Os nossos colegas do curso de Licenciatura em Geociências da USP-SP vieram conhecer a Estação.

Estavam presentes a Josi, Oswaldo, Prof. Antônio e eu (André). Cada um de nós apresentou uma parte da Estação para os nossos visitantes, que vieram muito interessados nas demonstrações. 

Foi mais um bate-papo e uma troca de idéias, desde a "filosofia" do SNE até as demonstrações em si. Inclusive, alguns deixaram algumas boas idéias e mostraram como estavam trabalhando a questão de solos com os alunos do Ensino Fundamental e Médio.


Ficamos muito felizes em receber este pessoal. A porta da Estação e do SNE está aberta pra todos...voltem sempre, e tragam mais gente pra conhecer!

Um abraço a todos,