13 novembro 2013

Lugares Inusitados #3 - Lago rosa!

Olá pessoal,

Hoje voltamos com mais um "lugar inusitado" na nossa listinha. Na verdade não apena um local, mas vários....simbora entender o que estou falando!

Em alguns lugares do nosso planeta é possível encontrar lagos cor-de-rosa! Isso mesmo: lagos com águas rosa! E não é qualquer rosinha não....
Ao todo é possível encontrar cerca de sete lagos com essa característica pelo planeta, sendo que quatro deles podem ser encontrados na Austrália, sendo eles os lagos Hillier, Hutt Lagoon, Pink Lake e Quairading Pink Lake. Os outros três estão localizados no Senegal (lago Retba), na Espanha (Salina de Torrevieja ) e no Canadá (Dusty Rose).

Lago Hillier - Austrália

Existem diversas teorias para tentar explicar essa coloração exótica. Alguns cientistas acreditam que o fenômeno envolva baixa concentração de nutrientes junto com a mistura de diferentes tipos de algas e bactérias. Já outros acreditam que a cor pode ser formada pela reação da água salgada com um depósito de bicarbonato de sódio na região ou bactérias halófilas vermelhas nas crostas de sal.

Lago Retba - Senegal

Esse é o lago Retba no Senegal, ele possui cerca de 3 m de profundidade e apresenta uma coloração rosa, principalmente durante a estação seca. Conforme estudos, sua coloração deve a uma microalga que produz um pigmento vermelho para resistir a alta concentração de sal, que chega a 40 %. O alto nível de salinidade permite que as pessoas flutuem facilmente, sendo praticamente impossível afundar no lago. 

Senegaleses coletando sal.

Senegaleses adentram ou navegam diariamente nas águas do Retba, para coletar o mineral e depois amontoam nas margens do lago (esses montes brancos na borda do lago).

Montes de sal nas bordas do lago Retba.

Já esse é o lago Hillier na Austrália. O mais interessante é que essa coloração se mantém, mesmo quando a água é transportada para outro lugar.
Lago Hillier - Austrália

Bom, ainda não existe uma teoria ou um consenso sobre o porque dessa coloração da água desses lagos, mas todos estão associado principalmente a alta concentração de sal. 

Espero que tenham gostado....

Beijos

Josi

Um comentário:

Gostou do post? Sabe de algo que possa complementar o conteúdo? Seu comentário é muito bem vindo e nos ajuda muito! :)