02 outubro 2013

Uma nova ilha no horizonte!

Olá pessoal,

O post de hoje é uma mistura de imagem da semana com um pouco mais de conteúdo...rs. Na verdade achei que seria mais legal falar um pouquinho mais sobre o assunto do que simplesmente colocar só uma foto. Bom, simbora saber um pouco mais sobre esse nosso planeta:
Há uma semana mais ou menos um terremoto de 7,7 graus na escala Richter (já falamos como funciona a escala aqui!) abalou uma parte do Paquistão e infelizmente devastou uma das regiões mais pobres do país. Mas uma coisa bem interessante aconteceu também: surgiu uma pequena ilha no meio do mar!

Foto: Nasa
A Nasa divulgou as primeiras imagens de satélite dessa ilha que foi criada próximo da costa do Paquistão, local do epicentro do abalo. A nova ilha emergiu das águas do Mar Arábico a, aproximadamente, um quilômetro e meio da orla continental. Trata-se de uma formação rochosa de 20 metros de altura, com 300m de comprimento e 100m de largura, na região conhecida como Baía de Paddi Zirr.

As impressionantes imagens foram capturadas pelo mesmo satélite e na mesma localização onde, há alguns meses, era possível avistar apenas água: 

Foto: Nasa

Batizada de ilha de Zalzala, nome derivado de uma palavra árabe que significa terremoto, a porção de terra emergida das profundezas do mar é, de acordo com especialistas, um monte de lama, areia e rochas que foram elevadas à superfície pelo efeito da pressão de gases. O fenômeno teria sido possível por conta das características únicas da região, que concentra uma alta composição de areia, disposta em camadas que descansam sobre outras camadas de gás metano, dióxido de carbono e outros tipos de gases.

Foto: Reuters

O efeito da pressão exercida pelas ondas sísmicas alterou a composição das camadas de gás, que expulsou fluídos até a superfície, carregando lama e rochas. Diante deste cenário e de acordo com as evidências analisadas, os pesquisadores acreditam que a ilha permanecerá à tona por aproximadamente um ano, para, em seguida, retornar às profundezas do mar.

E quando achamos que o planeta não pode mais nos surpreender, eis que algo assim acontece...

Espero que tenham gostado...

Beijos,

Josi

Um comentário:

  1. Muito legal o post!!!
    Esse blog é sempre um deleite!!!
    Saudades do SNE

    bjos
    Jonas

    ResponderExcluir

Gostou do post? Sabe de algo que possa complementar o conteúdo? Seu comentário é muito bem vindo e nos ajuda muito! :)