23 outubro 2013

Como se forma? #2 - Nuvens

Olá pessoal,

Já olhou por céu hoje? Tem alguma nuvem lá? Raramente temos dias em que não se tem uma única nuvenzinha no céu... bom, mas e aí? Como essas nuvens se formam? Simbora conhecer um pouco mais sobre esse nosso planeta:

Pra começar, o que é uma nuvem?
Nuvem é um conjunto visível de pequenas partículas de gelo ou água em seu estado líquido ou ainda de ambos ao mesmo tempo, que se encontram em suspensão na atmosfera, após terem se condensado ou liquefeito em virtude de fenômenos atmosféricos. A nuvem pode também conter partículas de água líquida ou de gelo em maiores dimensões e partículas procedentes, por exemplo, de vapores industriais, de fumaças ou de poeiras.


As nuvens apresentam diversas formas, que variam dependendo essencialmente da natureza, dimensões, número e distribuição espacial das partículas que a constituem e das correntes de ventos atmosféricos. Nós já falamos aqui sobre a classificação das nuvens....Clica pra ver!

Tá, mas e como elas se formam?
As nuvens formam-se a partir da condensação do vapor de água existente em ar úmido na atmosfera. A condensação inicia-se quando mais moléculas de vapor de água são adicionadas ao ar já saturado ou quando a sua temperatura diminui. É o esfriamento do ar úmido que se eleva na atmosfera que dá origem à formação de nuvens. A elevação do ar é um processo chave na produção de nuvens que pode ser produzido por convecção, por convergência de ar, por elevação topográfica ou por levantamento frontal.




Existem nuvens formadas devido ao resfriamento do ar úmido que faz com que a água se condense, outras devido à subida e expansão do ar, quando ele sobe para níveis onde a pressão atmosférica é progressivamente menor e se expande, consumindo energia que é absorvida do calor contido no próprio ar, fazendo com que a temperatura diminua! Este fenômeno é conhecido por resfriamento adiabático (nome complicado né!). 
Uma vez formada, a nuvem poderá evoluir, crescendo ou se dissipando. A dissipação da nuvem é resultado da evaporação das gotículas de água, que a compõem, em razão de um aumento de temperatura em virtude da mistura do ar no qual ela está contida com outra massa de ar mais aquecida, o que é conhecido como aquecimento adiabático, ou pela mistura com uma massa de ar seco.

Em outras ocasiões uma nuvem pode surgir quando uma certa massa de ar é forçada a deslocar-se para cima acompanhando o relevo do terreno. Essas nuvens,conhecidas como "nuvens de origem orográfica" (uia!), também ocorrem em virtude da condensação do vapor de água pelo resfriamento adiabático do ar.

Tenho certeza que você já viu nuvens formando-se artificialmente em seu dia a dia. Vejamos alguns exemplos: Uma panela com comida ou água muito quente: muitas pessoas dizem que está saindo ‘vapor’ ou ‘fumaça’ da panela, mas na verdade é uma pequena nuvem! Saindo do banho e o banheiro todo ‘enevoado’. O uso da palavra enevoado inclusive está correto, pois vem de névoa, uma palavra que significa nuvem! Em alguns locais do Brasil, temos temperaturas baixas em certas épocas do ano. Saímos de casa pela manhã quentinhos e agasalhados. Então damos uma ‘baforada’ e vemos uma mini-nuvem saindo de nossa boca. Pois é, as nuvens estão em todos os lugares....rs.


Espero que tenham gostado,

Beijos

Josi

Um comentário:

  1. Hei Josi. Muito legal. Este esquema do relevo influenciando o clima eu sempre uso nas aulas de genese... agora esta foto do cristo é de outro mundo !!
    Valeu !
    ABraço a voces dois
    Antonio Azevedo

    ResponderExcluir

Gostou do post? Sabe de algo que possa complementar o conteúdo? Seu comentário é muito bem vindo e nos ajuda muito! :)