13 setembro 2013

Lugares Inusitados #2

Olá pessoal,

O lugar curioso dessa vez é um deserto...Você já ouviu falar dos “anéis de fadas” do deserto da Namíbia? Não?! Então "simbora" saber mais um pouquinho sobre os lugares inusitados do nosso planeta:

Foto: George Steinmetz, National Geographic

Nos campos de planície do sul da África, surgem esses milhares de círculos. A população local, sem saber como explicar, os chamam de “círculos de fadas”. Eles variam entre 2 metros a 50 metros de diâmetro, e ocorrem em meio a vegetação gramínea, especificamente na Namíbia. Mas eles também aparecem em Angola e na África do Sul.



Os círculos são encontrados em uma faixa de cerca de 160 km, que se estende para o sul de Angola por cerca de 2.400 km. Essas curiosas e intrigantes marcas, aparecem sempre na mesma região, localizada em um trecho remoto e inóspito da Terra que está a mais de cem quilômetros da vila mais próxima. 


Foto: AAAS/Science
O que faz desse fenômeno natural algo tão especial é o fato de os círculos de grama serem uma espécie de "plantação" permanente em áreas que normalmente seriam um deserto completo ou uma savana seca! Os anéis de fadas duram vários anos e só aparecem depois das chuvas – antes de serem formados os anéis, o deserto fica com cara de deserto mesmo.

Fonte: BBC/UK
Os círculos têm sido estudados desde que foram relatados em 1971, alguns cientistas atribuem os círculos à ação de cupins enquanto outros falam que é competição entre plantas... mas até agora, não há provas conclusivas de sua causa. Enfim, uma coisa é certa: que são inusitados, ah... eles são!

Espero que tenham gostado....

Beijos,

Josi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do post? Sabe de algo que possa complementar o conteúdo? Seu comentário é muito bem vindo e nos ajuda muito! :)