31 julho 2013

Kivalina: uma história...

Olá pessoal,

Você já ouviu falar de uma vila nos Estados Unidos chamada Kivalina? Duvido que tenha ouvido....mas não se preocupe, pois quase ninguém nos Estados Unidos já ouviu falar dela também, pelo menos não até esses dias...
A vila de Kivalina, que fica no Alasca (território dos Estados Unidos) vem sendo notícia na mídia mundial devido a um aspecto nada bacana: ela irá desaparecer em cerca de 10 anos! Como assim?! Bom, vamos entender como isso será....


A vila de Kivalina está localizada em uma pequena faixa de areia na beira do mar de Bering, pequena até demais para aparecer nos mapas dos Estados Unidos. O que talvez não seja tão ruim, porque dentro de uma década Kivalina deverá ficar embaixo d'água. Será lembrada (caso seja!) como o local de onde vieram os primeiros refugiados climáticos dos Estados Unidos. Isso mesmo, a vila será literalmente inundada com o aumento do nível dos oceanos.
Atualmente, 400 pessoas da tribo indígena Inuit vivem em Kivalina. O mar os sustentou por incontáveis gerações (são na maioria pescadores e caçadores), mas nas últimas duas décadas o recuo dramático do gelo do Ártico os deixou vulneráveis à erosão da costa. A camada grossa de gelo não protege mais a costa do poder destrutivo das tempestades do outono e do inverno. A faixa de areia de Kivalina foi dramaticamente reduzida. Engenheiros do exército americano construíram um muro ao longo da praia em 2008 para deter o avanço da água, mas não resolveu muito... Uma tempestade feroz há dois anos forçou os moradores locais a uma evacuação de emergência. Agora, os engenheiros preveem que Kivalina será inabitável até 2025.



A história de Kivalina não é a única. Registros de temperatura mostram que a região do Ártico no Alasca está esquentando duas vezes mais rápido do que o resto dos Estados Unidos. O recuo do gelo, o aumento do nível da água do mar e o aumento da erosão costeira fizeram com que três vilarejos Inuit enfrentem a destruição iminente e outras oito corram sérios riscos.

A líder da assembleia de Kivalina, Colleen Swan, diz que as tribos indígenas do Alasca estão pagando o preço por um problema que não criaram. "Se ainda estivermos aqui em 10 anos, ou esperamos pela enchente e morremos ou saímos e vamos para outro lugar", disse.
Muito triste isso não?! Lamentável pra dizer a verdade.... pois infelizmente essas pessoas terão que deixar suas vidas nesse local para trás se quiserem viver num futuro próximo.
Espero que essa notícia sirva para pensarmos um pouco sobre o que afinal estamos "fazendo" como o nosso planeta...


Beijos a todos,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do post? Sabe de algo que possa complementar o conteúdo? Seu comentário é muito bem vindo e nos ajuda muito! :)