30 janeiro 2013

Super-planta

Olá pessoal,

Uma planta cultivada em uma garrafa de vidro está viva há mais de 40 anos, sem ar fresco ou água! O jardineiro David Latimer, de 80 anos plantou o exemplar em uma garrafa de vidro em 1960 e lacrou o frasco 12 anos depois. Mas , para a surpresa de todos, até hoje ela continua firme e forte. Especialistas afirmam que a garrafa pode ser um perfeito ecossistema perfeitamente autossuficiente, com a planta e bactérias trabalhando ativamente no solo.




A única coisa externa necessária para manter a planta viva durante tantos anos é a energia vital para promover a produção de glicose, seu alimento que a faz crescer e se manter viva. Evidentemente, a fonte energética vem do Sol. A água já existia dentro da garrafa quando a planta foi inserida e ela continuou a ser reciclada, enquanto as bactérias da terra quebravam materiais orgânicos em decomposição que caíam da planta, liberando dióxido de carbono, tão necessário para o processo de fotossíntese. 

O senhor Latimer disse que quatro espécies foram plantas e quando a garrafa foi lacrada, 3 morreram e apenas 1 sobreviveu todo esse tempo. Ele tem orgulho de sua “obra” e a mantém embaixo de sua escada. Ele afirmou ao portal Dailymail que espera deixar a garrafa para seus filhos quando morrer. Mas, se eles não quiserem, a Royal Sociedade de Horticultura da Inglaterra já demonstrou grande interesse em adquiri-la.

Foto/reprodução: BNPS

Fonte: Daily Mail

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do post? Sabe de algo que possa complementar o conteúdo? Seu comentário é muito bem vindo e nos ajuda muito! :)