02 agosto 2012

Planalto Nordestino...a origem!

Olá, Pessoal,

O post de hoje é sobre uma notícia que saiu na Revista FAPESP desse mês, caso alguém queira ler na ítegra é só clicar aqui.
A notícia fala sobre a origem do planalto ou serra da Borborema, no nordeste do Brasil. Ao longo de milhões de anos, o clima teria moldado o relevo acidentado dessa região, formada pelas terras altas que dão um ar montanhoso a partes do interior de Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Rio Grande do Norte. Porém alguns estudiosos acreditam que o planalto tenha se formado durante processos geológicos que ocorreram no período Cretáceo, entre 136 e 65 milhões de anos atrás. A separação da América do Sul e da África, que até então formavam um único bloco no antigo supercontinente Gondwana, fez nascer o oceano Atlântico e, segundo a teoria mais aceita, provocou um estiramento da crosta terrestre em trechos do Nordeste brasileiro. A camada mais externa da Terra se tornou mais fina na região e uma das consequências desse estirão seria o aparecimento de elevações em certos pontos, como o planalto da Borborema.

Serra da Borborema


Porém um novo estudo, feito pelos geofísicos Walter Eugênio de Medeiros, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e Roberto Gusmão de Oliveira, do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), defende a hipótese de que outro mecanismo geológico, mais recente e de natureza distinta do "esticão" ocasionado pela separação dos continentes, também pode ter desempenhado um papel importante na formação do planalto nordestino. Segundo eles o soerguimento da Borborema pode ser consequência de atividade magmática e de uma anomalia térmica profunda que teriam se iniciado há cerca de 30 milhões de anos naquele trecho do Nordeste.
Durante seu trajeto de ascensão das profundezas para a superfície do globo, material quente e fundido, basicamente magma basáltico, teria ficado aprisionado na zona limítrofe entre a crosta e o manto, respectivamente a camada mais externa e a intermediária da Terra. A diferença de densidade entre o magma e as rochas vizinhas teria provocado uma força no sentido vertical, o empuxo. “Essa força teria deformado a crosta e feito a região se elevar, dando origem assim ao planalto da Borborema”, diz Oliveira. “Não estamos dizendo que esse foi o único processo que levou à formação do planalto, mas, sim, que esse mecanismo também pode ser a causa profunda do surgimento da Borborema”, afirma Medeiros.

Localização do Planalto da Borborema     Fonte: Revista Fapesp



Com altitude média de 500 metros e picos extremos que chegam a 1.200 metros, o planalto da Borborema é uma das formações naturais mais interessantes e desafiadoras para os geofísicos brasileiros. Seus domínios englobam cidades conhecidas, como a paraibana Campina Grande e a pernambucana Caruaru. Seu formato se assemelha a uma elipse alongado na direção norte-sul, atingindo um comprimento máximo de 470 quilômetros e uma largura que varia de 70 a 330 quilômetros.
“No passado tectonismo e vulcanismo foram duas marcas significativas dessa região serrana, ainda hoje palco de pequenos terremotos e falhamentos que reforçam os indícios de que a província Borborema tem uma litosfera diferente da do restante do escudo brasileiro”, comenta Naomi Ussami, geofísica da Universidade de São Paulo e estudiosa da Borborema.
Isso tudo mostra que há ainda muito a se pesquisar e a se descobrir sobre a terra onde pisamos...
Espero que tenham gostado...

Beijos a todos,

5 comentários:

  1. EU ACHO QUE O PLANALTO NORDESTINO SE SEPAROU PRIMEIRO NO PROCESSO DE DIVERGENCIA GEOLOGICA DOS MAINLANDS, O QUE EXPLICARIA POR QUE SEU VULCANISMO TERMINOU MAIS CEDO A PONTO DE GERAR VARIOS FACTORES QUE INDICAM TAL SENTIDO; SÓ NÃO ENTENDO OS PADRÕES DE SEDIMENTAÇÃO DIVERGENTES ENTRE O NORTE E O SUL DO PLANALTO ATLANTICO/PLANICIE ATLANTICA/ET CETERA..

    ResponderExcluir
  2. O PIOR QUE OLHANDO PRA GEOLOGIA DO OUTRO LADO SE VERIFICA DO MESMO E HA ATE UMA DIVERGENCIA MAIOR, MAS ISSO POR QUE AS LATITUDES SE ALTERARAM, CORRENTES, ET CETERA..MAS O PADRÃO CENTRAL PERMANECEU..ENTÃO DEVE TER EXISTIDO UM MAINLAND COM UMA REENTRANCIA A NORTE BEM GRANDE ONDE OS PROCESSOS GEOLOGICOS MAIS AVANÇADOS JA AGIAM ENQUANTO A SUL AINDA HAVIA O VULCANISMO..DO OUTRO LADO A NORTE O PROCESSO SE ACELEROU COM A ALTERAÇÃO DA LATITUDE..E DO OUTRO LADO A SUL O PROCESSO ESTAGNOU POR FACTORES TIPO CORRENTES E CIA..O QUE QUER DIZER QUE TALVEZ AS ALTITUDES DO LADO DE CA JA FORAM MAIORES COMO AS DO LADO DE LA?..MAS AS AREAS DE PLANICIE SÃO COMPATIVEIS COM TAL?..ALEM DISSO POR QUE TENTAM EXPLICAR O LESTE DALI POR SUPERPLUMAS DO MANTO SE SEGUE O MESMO PADRÃO ANDINO, SÓ QUE COMO HA DIVERGENCIA DE MASSA ENTRE OS ACTORES TANTO OCEANICOS QUANTO DO MAINLAND, TAL COMO QUESTÃO DE CORRENTES E CIA AO ANALISAR AMBAS AS PLANICIES..

    ResponderExcluir
  3. E O PROCESSO DO SUL DO PLANALTO ATLANTICO NÃO ESTAGNOU COMO O DO OUTRO LADO DIZEM QUE PELA FRENTE DE CONVERGENCIA DO ATLANTICO SUL, MAS ESSA DEVE TER CICLOS RELACIONADOS AOS PERÍODOS GLACIAIS E INTER-GLACIAIS PARA EXPLICAR O PADRÃO VERIFICADO

    ResponderExcluir
  4. NESSE CASO O PADRÃO VERIFICADO DO LADO DO NOVO MUNDO OBVIAMENTE..

    ResponderExcluir
  5. Esse processo pode ter acontecido de uma forma espontanea pois existem pedras na minha regiao que parecem ter saltado de uma vez para fora como se tivessem sido empurradas de baixo pra cima com uma força arrasadora existem pedras que foram jogadas a mais de 400 metros de onde estavam pedra de tamanhos absurdos surras que se elevaram de uma so vez os indicios sao as serras formadas de rochas solidas rodeadas de terra em um planalto e pedras que delas se soltaram jogadas longe

    ResponderExcluir

Gostou do post? Sabe de algo que possa complementar o conteúdo? Seu comentário é muito bem vindo e nos ajuda muito! :)