14 agosto 2012

O que causa o cheiro após a chuva?

Olá Pessoal,

Sabe aquele cheirinho de chuva? Aquele que fica no ar logo depois que chove? Pois é, a maioria das pessoas percebem um cheiro característico no ar depois que chove.

 
Como se vê, os cheiros que as pessoas associam com a chuva podem ser causados ​​por uma série de coisas. Um dos mais agradáveis ​​cheiros de chuva, aquele que frequentemente notamos no campo, é na verdade causado por bactérias! Actinomicetos (ou Actinobactérias), que é um tipo de bactéria filamentosa, as quais se aparecem e se multiplicam no solo quando as condições estão úmidas e quentes. Quando o solo seca, a bactéria produz esporos, os quais permanecem "adormecidos" no solo. A umidade e a queda das chuvas impulsionam estes minúsculos esporos para o ar, onde a umidade, após a chuva, age como um aerosol (como um aerossol odorizador de ambientes). O ar úmido facilmente carrega os esporos para nós, onde respiramos. Estes esporos têm um odor característico de terra, muitas vezes, associamos com a chuva. As bactérias são extremamente comuns e podem ser encontrados em todo o mundo, o que explica esse cheiro de chuva por todo o planeta. Uma vez que as bactérias se desenvolve no solo e só soltam os esporos quando o solo seca, o cheiro é mais intenso quando chove após um longo período de seca.


Outro tipo de odor é causado pela acidez da chuva. Devido aos produtos químicos na atmosfera, a água da chuva tende a ficar um pouco ácida, especialmente em ambientes urbanos. Quando ele entra em contato com resíduos orgânicos ou produtos químicos no solo, pode causar algumas reações particularmente aromáticas.
 
Outro cheiro pós-chuva vem de óleos voláteis que certas plantas e árvores liberam. O óleo fica depositado em superfícies como pedras. A chuva reage com o óleo nas pedras e o carrega como um gás através do ar. Este perfume é como os esporos de bactérias, que a maioria das pessoas consideram um odor agradável e fresco.


 
Estes são alguns cheiros comuns de chuva, mas também há vários outros tipos de odores pós-chuva. Há diversos materiais aromáticos que a umidade e o impacto da chuva podem misturar, e a atmosfera úmida, que após uma chuva, é especialmente boa para carregar estas partículas pelo ar. Então, quando você fala sobre o cheiro pós-chuva com um amigo, você pode querer dizer uma coisa, enquanto o seu amigo está pensando em outra coisa.

E pra você? Qual cheiro você sente logo após uma chuva?

Beijos a todos,

Um comentário:

  1. Olá educadores, boa tarde!

    Talvez eu esteja por aqui pela segunda vez trazendo um convite a você para fazer parte do Projeto Educadores Multiplicadores. O objetivo do projeto é unir e divulgar blogs de educadores.

    Divulgue seu blog e promova a educação!

    Faça parte da maior comunidade de blogs educativos do Brasil! Permita que outras pessoas conheçam este espaço e que ele fique mais conhecido entre os professores/educadores, alunos e escolas do Brasil e Portugal. É grátis!

    Abraços, fiquemos na Paz de Deus e até breve.

    Irivan

    ResponderExcluir

Gostou do post? Sabe de algo que possa complementar o conteúdo? Seu comentário é muito bem vindo e nos ajuda muito! :)