16 julho 2012

Supervulcões

Olá pessoal,

Primeiramente gostariamos de pedir desculpas pelo sumiço...mas não foi por querer! Tivemos um probleminha técnico com o nosso layout, porém já está tudo resolvido. Foi mal!

E agora vamos ao post do dia:

Alguém já ouviu falar de supervulcões? De vulcões sim....mas de supervulcões não né?!
No verão de 1971, um geólogo chamado Mike Voorhis estava fazendo uma pesquisa em um campo relvado no leste de Nebraska, nos EUA, quando descobriu por acaso um crânio perfeito de um rinoceronte, e juntamente com isso uma das jazidas de fósseis mais extraordinárias do mundo. Eram muitos esqueletos de animais mortos, soterrados por camadas de cinza vulcânica que chegavam a ter 3 metros de profundidade. O lugar hoje é um parque e é chamado de Ashfall Fossil Beds.

Ashfall Fossil Beds
 
O mistério era que não havia, e nunca houve nenhum vulcão em Nebraska!
Porém de onde veio tanta cinza? Como ela foi soterrar esses animais? Descobriu-se então que o evento que matou esses animais em Nebraska foi uma erupção vulcânica em uma escala nunca antes imaginada, porém situada a cerca de 1600 quilômetros de distância.
Descobriu-se ainda que, sob o Oeste dos EUA havia um grande caldeirão de magma, um ponto quente vulcânico colossal, que entrava em erupção cataclismicamente mais ou menos a cada 600 mil anos. A última dessas erupções acaba de completar 600 mil anos. O ponto quente continua ali e atualmente é conhecido como Parque Nacional de Yellowstone.

Parque Nacional de Yellowstone
Diâmetro hipotético do supervulcão de Yellowstone
 
Um supervulcão bastante famoso também foi o da Ilha de Tera ou Santorini, próximo à Grécia, que destruiu uma cidade da noite para o dia, o que originou a lenda de Atlântida por ter literalmente afundado a Ilha no oceano.

O que sobrou da Ilha de Tera

E quando esses supervulcões podem entrar em erupção novamente? E em qual local do planeta existem esses supervulcões? Geralmente é uma área grande onde a crosta pode ser mais fina e o acúmulo de calor ser muito mais intenso, porém não podemos prever esses eventos e nem mesmo saber com exatidão se esses locais “perigosos” realmente existem.
Sabemos surpreendentemente pouco sobre o que acontece sobre os nossos pés. É inacreditável que quando Ford começou a fabricar automóveis ainda não sabíamos que a terra possui um núcleo.
Espero que tenham gostado...

Bjos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do post? Sabe de algo que possa complementar o conteúdo? Seu comentário é muito bem vindo e nos ajuda muito! :)