29 maio 2012

O ciclo solar

Olá pessoal,

Em uma das "Imagens da Semana" destacamos as explosões solares. Para cumprir a nossa promessa, vamos falar um pouco mais sobre o Sol, o porque destas explosões e as consequencias para a Terra. Já vou adiantando: fique tranquilo...o mundo não vai acabar no fim de 2012 por causa de uma explosão solar...isso vai demorar um pouco mais...rs.

Como todos sabemos, o Sol é a estrela central do sistema solar (que aliás tem esse nome só por causa dele!), e corresponde à 99,86% da massa presente no sistema. O Sol é composto principalmente de Hidrogênio (74%) e Hélio (24%). Os outros 2% são compostos por elementos traços, como ferro, niquel, oxigênio, cromo, neón, magnésio, enxofre, silício e cálcio. O Sol, portanto, é feito de gás e não possui uma superfície sólida, como a Terra.

A distância do Sol para a Terra é de 150 milhões de quilômetros (ou uma unidade astronômica - 1UA), mas não é fixa, porque a órbita da Terra não é um círculo perfeito, mas sim uma elipse. Portanto, existe uma época do ano em que o Sol está mais próximo da Terra (periélio) ou mais longe (afélio).  

A órbita elíptica da Terra tem como consequencia o afélio e periélio. Se a órbita fosse circular, e, todos os pontos a Terra estaria na mesma distância do Sol.

A energia irradiada pelo Sol é produzida por fusão nuclear no núcleo. Sim, isso mesmo...o sol é uma gigantesca usina nuclear, onde átomos se chocam em alta temperatura e velocidade, desprendendo energia. Devido à mudanças no campo magnético solar, as errupções acontecem. A energia armazenada no campo magnético é liberada, gerando um forte pulso de radiação. Esta radiação atinge o campo magnético da Terra, alterando sua intensidade e direção. Isso interfere em satélites, instrumentos de navegação, e em casos extremos, pode também interferir no clima. O ciclo solar é medido em períodos de 11 anos, e 2012 é uma ano onde o sol atinge o pico de atividade. Após 2012, o pico será atingido novamente em 2023, e assim segue, de 11 em 11 anos. Por isso, se sua internet cair muito esse ano, a culpa é do Sol! Mas temos uma ressalva positiva: devido às radiações as auroras boreais se tornam mais comuns e mais intensas.

Mas essa energia não é infinita...ela depende da quantidade de átomos de Hidrogênio e Hélio, que são os combustíveis principais. Assim como qualquer estrela, quando o "combustível" acabar o Sol vai parar de produzir energia. De acordo com as pesquisas realizadas, estamos chegando na metade do ciclo de vida do Sol. Com o passar do tempo o diâmetro do sol irá aumetar, até chegar a um máximo, gerando assim uma Gigante Vermelha. Após esta fase, toda a energia é liberada, e o sol se torna uma Anã Branca. Ainda temos aproximadamente 5 bilhões de anos para isso acontecer, por isso, fique tranquilo...até lá você já estará aposentado. rs.

Fonte: Wikipedia

Quando atingir a Gigante Vermelha, a Terra estará condenada, pois o raio do Sol será maior que a órbita do nosso Planeta. Se a Terra não fritar, no mínimo toda a água vai evaporar, a atmosfera vai escapar para o espaço...ou seja, fim da linha (pelo menos pra nós...). Enquanto isso, vamos postando mais aqui no blog!

Um abraço a todos,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do post? Sabe de algo que possa complementar o conteúdo? Seu comentário é muito bem vindo e nos ajuda muito! :)