26 abril 2012

Um ciclo vicioso

Olá pessoal,

A erosão do solo é um processo bem conhecido. Já falamos dela aqui. Além disso, no Brasil há o dia Nacional da Conservação do solo, que já foi comemorado aqui no SNE nos anos de 2011 e 2012. Temos até um experimento sobre a erosão hídrica! Se vocês quiser revisar, há um material muito bom do INPE que pode ser encontrado aqui.

 O fato é que a erosão pode contribuir muito com o aquecimento global! Vamos ver como:

Foto: Carlos Eduardo Matos/G1 AM

O solo contém grandes quantidades de carbono na forma de matéria orgânica, que fornece os nutrientes para o crescimento das plantas e melhora a fertilidade da terra e o movimento da água. A faixa mais superficial do solo sozinha armazena cerca de 2,2 trilhões de t de carbono - três vezes mais que o nível atualmente contido na atmosfera (Pnuma, 2012). O carbono é facilmente perdido por meio da erosão, mas o processo de reposição é lento.

Os estoques de carbono no solo são altamente vulneráveis às atividades humanas. Eles diminuem de forma significativa em resposta às mudanças na cobertura do solo e no uso da terra, tais como desmatamento, desenvolvimento urbano e o aumento das culturas, e como resultado de práticas agrícolas e florestais insustentáveis. Tais atividades podem decompor a matéria orgânica. Quando isso ocorre, parte do carbono é convertido em dióxido de carbono - gás do efeito estufa que é um dos principais responsáveis pelo aquecimento global.

Portanto, a perda de solo por meio da erosão pode estar diretamente ligada ao aquecimento global
À medida que a demanda global por alimentos, água e energia aumente drasticamente, como se prevê, o solo ficará sob uma pressão cada vez maior.

O contrário também é verdade! O aquecimento global pode aumentar a erosão, pela elevação do nível do mar e aumentando a frequencia de fenômenos naturais como vento e chuva. O Nordeste é extremamente sensível à erosão costeira porque os rios que deságuam na região trazem um volume muito pequeno de sedimentos.
 
Erosão marinha (Fonte: Wikipedia)


Portanto, é um ciclo. Um aumenta o outro...temos que cuidar dos dois! Este é (mais um!) motivo para nos preocuparmos com a conservação do solo!

Um abraço a todos,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do post? Sabe de algo que possa complementar o conteúdo? Seu comentário é muito bem vindo e nos ajuda muito! :)