03 abril 2012

O Havaí não era aqui??

Olá pessoal,

O Havaí localiza-se em um arquipélago, com 132 ilhas no total, localizado no Oceano Pacífico. Porém, a maior parte do Havaí concentra-se no sudeste do arquipélago, onde estão as oito maiores ilhas, que são as únicas habitadas. O meio da cadeia do Havaí é constituída por ilhas muito pequenas e rochedos, e o extremo noroeste é formado por recifes e cadeias de areia. Mas como estas ilhas se formaram?

As ilhas do Hawaii (Fonte: Wikipedia)

Durante séculos, as lendas havaianas explicaram como ocorreu a formação das ilhas vulcânicas: Pele, a Deusa do fogo, move-se de um lugar para outro ao redor das ilhas. Conforme contava ao outros as histórias de suas viagens, ela batia o pé, fazendo com que a terra tremesse e formasse, assim, uma nova ilha. Bom...a história é até legal, mas não é bem assim que funciona...pra falar a verdade, até que tem uma parte verdadeira.


Todas as ilhas do Havaí foram formados por vulcões, que lentamente emergiram do leito do mar, através dos chamados "pontos quentes" (hot spots). Os hot spots são locais em que o manto superior possui temperatura mais alta do que outras regiões. O curioso dos hot spots é que eles são estáticos, ou seja, não se movem junto com as placas tectônicas. 

Os hot spots mais importantes presentes no globo

A teoria mantém que à medida que a placa tectônica do fundo do Oceano Pacífico move-se em direção ao noroeste, o ponto quente mantém sua posição e vai lentamente criando novos vulcões, com magma suficiente para formar uma nova ilha. Essa jovem ilha é afastada do ponto quente pelo movimento da placa e, com o tempo, uma nova ilha se forma no ponto quente. Isto explica o fato de que são apenas os vulcões do sudeste do Havaí que continuam ativos. A datação de lavas da cadeia havaiana mostrou que as suas idades aumentam à medida que nos afastamos do vulcão atualmente ativo. Os vulcões mais antigos originados pelo ponto havaiano têm idades próximas dos 80 milhões de anos!

Formação das ilhas havaianas pela teoria dos hot spots

Por isso, se daqui alguns anos vocês encontrarem uma nova ilha no Havaí, não se surpreendam! É só o interior da Terra mostrando que está lá...firme, forte e quente! rs

Um abraço a todos,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do post? Sabe de algo que possa complementar o conteúdo? Seu comentário é muito bem vindo e nos ajuda muito! :)