28 fevereiro 2012

Uma floresta fóssil

Olá pessoal,

O post de hoje é indicação da Mayra (Fitiña). Cientistas chineses encontraram uma floresta fossilizada! O retrato deste pântano tropical está descrito na revista Proceedings of the Natural Academy of Sciences. Mas como isso é possível? Vamos ver...

Na cronologia da história geológica, há 298 milhões de anos, a Terra encontrava-se no início do período Pérmico, antes da era dos dinossauros. O mundo terrestre era dominado por anfíbios e por fetos com porte de árvore. E as placas tectónicas estavam a acabar de se juntar para formar a Pangeia. O local arqueológico que os cientistas da Academia de Ciência chinesa estudaram, na região da antiga Mongólia, no Norte da China, era na altura uma super ilha separada do continente, que se situava a latitudes tropicais, no Hemisfério Norte.

Os cientistas fizeram um verdadeiro trabalho de ecologia paleontológica com estratos soterrados que desenterraram, analisando 1000 metros quadrados de área florestal em três sítios diferentes. Se não tivesse havido erupção, ao longo de milhões de anos aquela paisagem teria se transformado em carvão no interior da Terra, como aconteceu em muitos locais semelhantes a norte a sul da formação.


Mas a cinza fez fossilizar a floresta, que ficou comprimida em 66 centímetros de solo e fez com que a equipe pudesse recriar um retrato detalhado da floresta.

Os cientistas encontraram seis grupos de plantas diferentes com várias espécies em cada grupo. Há um estrato mais basal com fetos arbóreos, de onde de quando em vez saem árvores mais finas e altas que parecidas a um espanador de penas, com 25 metros de altura. Encontraram também um grupo de plantas extinto que libertava esporos e árvores que parecem ser antepassados das cicadófitas, plantas sem flores que fazem lembrar palmeiras.

Com isso, os cientistas descobriram uma "cápsula do tempo". Com base nos achados pode-se interpretar muito melhor a evolução da flora na região, comparando com a presente nos dias de hoje.

E você achando que isso só acontecia com dinossauros...rs

Um abraço a todos,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do post? Sabe de algo que possa complementar o conteúdo? Seu comentário é muito bem vindo e nos ajuda muito! :)