30 novembro 2011

PARABÉNS AO SNE!!!!!

Olá pessoal,

É com muito orgulho e carinho que venho hoje falar a todos vocês sobre os 5 anos do SNE na Esalq...

Pois é, esse ano estamos comemorando 5 aninhos de existência! E eu tive o privilégio de estar presente na concepção do projeto, lá no ano de 2006, quando a idéia chegou através dos professores do Departamento de Ciência do Solo Pablo Vidal Torrado e Jairo Mazza, inspirados no projeto homônimo do Departamento de Engenharia Agrícola da Universidade Federal do Paraná (UFPR), existente desde o ano de 2003.
A idéia chegou pequena e logo ganhou grandes proporções...Lembro-me do dia em que o Prof. Pablo me perguntou se eu tinha interesse em auxiliar em um projeto de extensão que tinha por finalidade principal levar um pouco sobre o tema Solos para o público estudantil. Aceitei. E lá fui eu e mais outra pessoa, a Fernanda, para Curitiba fazermos um curso preparatório com o pessoal do Projeto de Extensão Universitária Solo na Escola da UFPR.
De volta a Piracicaba pudemos colocar em prática tudo o que aprendemos no curso e criar mais algumas coisinhas novas para a nossa, na época, futura Estação. Foram dias tumultuados para colocar tudo em prática, mas graças aos funcionários, professores e mais alguns alunos de pós-graduação do Departamento de Ciência do Solo, conseguimos inaugurar o, então, Projeto Solo na Escola da Esalq.

Durante a montagem...


E foi com muito orgulho que, no dia 21/11/2006, o Prof. Jairo Mazza e o Prof. Dr. Valmiqui Costa Lima, coordenador do Projeto de Extensão Universitária Solo na Escola da UFPR, inauguraram o nosso querido SNE.

A grande inauguração...

Já no ano seguinte à inauguração o Prof. Dr. Antonio Azevedo foi convidado a ser coordenador do SNE, que até então era ainda um projeto. Hoje temos a denominação de Programa Solo na Escola.

Nesses 5 anos muitas coisas aconteceram. Passamos por várias reformas, eventos (IV SBES, feiras, treinamentos, etc), agendas apertadas (com muitas visitas numa mesma semana!) e vazias também (sem nenhuma visita!), vários churrascos e passeios (porque também não somos de ferro!), enfim muitos altos e baixos....Porém continuamos aqui!


Os eventos...


Passeios e comemorações...

Gostaria de ressaltar os muitos voluntários e colaboradores que passaram pelo SNE. Pois sem eles nada disso teria acontecido. Muitos deixaram saudades e espero que tenham levado muitas lembranças boas do tempo em que no SNE permaneceram.


As turmas...

Como já disse: tive e tenho privilégio de estar presente em todos esses momentos do SNE. E espero estar presente por mais alguns aninhos...

Enfim, gostaria de agradecer, em nome do SNE, a todos os visitantes que já passaram por aqui, pois sem vocês nada disso teria sentido; aos vários professores do Departamento de Ciência do Solo da Esalq que colaboraram conosco durante todos esses anos; a Profa. Dra. Antônia que desde sempre vem nos apoiando no quesito pedagógico; a educadora Célia Regina do Museu e Centro de Ciências, Educação e Artes Luiz de Queiroz, por todo o apoio com as visitas; ao Prof. Dr. Luís Alleoni, Chefe do Departamento de Ciência do Solo, por permitir que o SNE permaneça nas dependências do departamento; aos professores Pablo Vidal Torrado e Jairo Mazza pela iniciativa e pelo apoio. Enfim, agradecemos a todos que direta ou indiretamente contribuíram com o SNE durante os seus 5 anos de existência.



Equipe SNE



Beijos a todos,




2 comentários:

  1. Parabéns ao SNE pelos 5 anos de existência!!
    é muito legal ver como o grupo se desenvolveu, quantas coisas foram feitas e quantos voluntários e visitantes já passaram por aqui!

    muito orgulho de fazer parte disso!

    ResponderExcluir
  2. UHULLLLLL!!!

    Que seja os 5 anos de muitos anos que ainda virão!!

    Muito feliz de fazer parte desse grupo e que continuemos aperfeiçoando nossa prática.

    Parafraseando Paulo Freire - "A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.

    ResponderExcluir

Gostou do post? Sabe de algo que possa complementar o conteúdo? Seu comentário é muito bem vindo e nos ajuda muito! :)