11 novembro 2011

Fatores de formação do solo #5

Olá pessoal, 

Hoje vamos finalizar a série de posts sobre os fatores de formação do solo. Nosso último assunto é o TEMPO. 

Assim como a distância e a massa, o tempo é uma grandeza física. Para entender a evolução da Terra e da vida é necessário quantificar o tempo, dividindo-o em eras, milênios, séculos e anos. Os geólogos construíram uma escala de tempo geológica com base nas rochas expostas na superfície, que são registros visíveis dos processo geológicos passados. 


Se nós juntarmos todos os 4,6 bilhões de anos da Terra em apenas um ano, as rochas mais antigas estariam datadas de março. A aparição dos seres vivos (nos mares) aconteceria em maio. As plantas e os animais terrestres no final de novembro. Os dinossauros dominariam em dezembro, e lá pelo dia 26 eles seriam extintos. Nossos antecestrais surgiriam na noite de 31 de dezembro. Nesta escala, Roma dominou o mundo por 5 segundos e Colombo descobriu a América 3 segundos antes da meia noite do dia 31/12.

Mas como o tempo influencia a formação do solo? Depois que uma rocha é exposta á superfície o solo começa a se desenvolver. Aqui é onde os outros fatores de formação do solo começam a atuar, dependendo do clima, relevo, organismos e material de origem. Se não houver erosão, o solo atinge em determinado tempo um estado de maturidade. 


A taxa de formação do solo está relacionada à velocidade em que o intemperismo se processa. Por exemplo, na região de Piracicaba, para que se forme 1 cm de solo são levados aproximadamente 400 anos! Existe uma grande diferença entre a idade média dos solos das regiões tropicais e subtropicais em relação às temperadas. Na região temperada do hemisfério norte, em geral, a formação dos solos iniciou após a última glaciação do quaternário, apresentando idades entre 10.000 e 20.000 anos. Nas regiões tropicais, onde não houve uma renovação em grande escala das superfícies pela ação das geleiras, a idade dos solos é estimada entre algumas dezenas a centenas de milhares de anos e até a alguns milhões.

Bom, agora é só juntar os 5 fatores e você tem o seu solo! rs.

Um abraço a todos,


4 comentários:

  1. Estou estudando para o concurso da secretaria de Educação do DF, e essas aulas estão sendo de muita importância para mim, muito esclarecedor todo o conteúdo... Obrigado

    ResponderExcluir
  2. Olá Tiago, ficamos muito felizes em saber que estamos ajudando de certa forma. Obrigado por nos prestigiar e sucesso no seu concurso. Abraços...

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, me ajudou bastante!

    ResponderExcluir

Gostou do post? Sabe de algo que possa complementar o conteúdo? Seu comentário é muito bem vindo e nos ajuda muito! :)