01 setembro 2011

Geoglifos no Brasil!

Olá pessoal,

Alguém sabe dizer o que é um geoglifo?

Segundo o dicionário: "Figura de grandes dimensões, cuja percepção só é possível a partir do ar ou de um plano muito superior, feita geralmente com rochas de cor diferente ou com desbaste de vegetação ou de material geológico."

Na revista FAPESP do mês de agosto deste ano saiu uma reportagem muito interessante sobre os tais geoglifos. Quem quiser da uma olhada na íntegra da matéria clique aqui.

Geoglifo em Nazca, no Peru.
 "Houve uma época em que os deuses parecem ter sido geométricos num canto da Amazônia, o leste do Acre, perto da divisa com a Bolívia. E essa época provavelmente começou bem antes do que se pensava. Doze datações por radiocarbono feitas em diferentes setores de três sítios arqueológicos dessa região sinalizam que a construção dos chamados geoglifos teve início há no mínimo 2 mil anos.


Os geoglifos são feitos a partir de restos de carvão queimado encontrados numa camada geológica rica em pedaços de cerâmica. A presença deles é um indicativo de que houve ali alguma presença humana. A nova série de datações também sugere que os desconhecidos autores dos geoglifos podem ter desaparecido antes da chegada dos europeus nas Américas.


Desde os anos 1970, quando partes do Acre começaram a ser desmatadas por atividades agropecuárias e foram avistados os primeiros geoglifos em pontos até então cobertos pela floresta, os pesquisadores se indagam por que os antigos habitantes da região esculpiram círculos e quadrados em baixo-relevo no solo. A hipótese inicial de que as construções poderiam ter tido funções defensivas, semelhantes à de um forte, parece fazer cada vez menos sentido. Escavações recentes feitas em quase uma dezena de sítios do Acre associados à ocorrência dos desenhos sinalizam que esses lugares não foram usados como moradia por povos antigos. Como uma espécie de praça tribal, a área interna dos geoglifos deve ter sido utilizada para cerimônias. Em média, a área interna de um geoglifo varia de 1 a 3 hectares. As figuras menores apresentam geralmente linhas arredondadas, enquanto as maiores podem ser tanto círculos como quadrados.
 


A tecnologia aeroespacial tem sido uma aliada dos arqueólogos na tarefa de localizar e estudar os sítios amazônicos com geoglifos. Estar um pouco longe e acima dos desenhos (dentro de um avião olhando pelas  lentes de um satélite) facilita o trabalho de procura das grandes figuras geométricas em meio a áreas desmatadas (se a área não estiver coberta por floresta!).


Não há evidências concretas sobre quem foram os construtores dos geoglifos nem quanto tempo foi consumido nessa tarefa. A construção de valetas e muretas para cercar casas e aldeias já ocorria, por exemplo, na Europa há aproximadamente 10 mil anos, nos primórdios da agricultura. Mas na Amazônia esse tipo de construção é bem mais rara."

E vocês? Já viram um geoglifo quando estava andando de avião?

Um abraço a todos,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do post? Sabe de algo que possa complementar o conteúdo? Seu comentário é muito bem vindo e nos ajuda muito! :)