29 setembro 2011

Fatores de formação do solo #2

Olá pessoal,

Continuando na nossa série de posts sobre a formação do solo, desta vez vamos falar sobre a influência do CLIMA. Os solos são formados pela decomposição das rochas, que ocorre sob a ação da água que provém das chuvas e dos rios. Este processo é conhecido como intemperismo de rochas.


Não é apenas o material de origem que influencia a formação do solo. Um material derivado de uma mesma rocha poderá formar solos diferentes se decomposto em condições climáticas diferentes. Por outro lado, materiais diferentes podem formar solos similares quando sujeitos, por um longo período, ao mesmo ambiente climático.

"Taça" - Arenito em Ponta Grossa - PR (intemperismo por geleiras)

O clima é o conjunto de estados do tempo meteorológico que caracterizam o ambiente atmosférico de uma determinada região ao longo do ano. Os climas no mundo são bastante diversificados, provenientes das variadas massas de ar, localização geográfica, entre outros.

Os elementos principais do clima (temperatura e umidade) regulam o tipo e a intensidade de intemperismo das rochas, além do crescimento dos organismos. A cada 10ºC de aumento de temperatura, é dobrada a velocidade das reações químicas. Sabe-se também que é a água e o gás carbônico nela dissolvido, os responsáveis pela maior parte das reações químicas quando do intemperismo dos minerais. Portanto, quanto mais quente e mais úmido for o clima, mais rápida e intensa será a decomposição das rochas

Os alguns fatores que determinam o clima das regiões no mundo. Estes fatores são:

1-Latitude: Quanto mais próximo da linha do Equador (baixa latitude), maior a incidência da radiação solar, devido ao ângulo de inclinação do planeta Terra. Já em latitudes maiores, são comuns climas temperados;
2-Altitude: corresponde à distância vertical em relação ao nível do mar;
3-Maritimidade/ Continentalidade: a proximidade de uma área com o oceano infuencia diretamente o clima da região;
4-Massas de ar: corresponde ao deslocamento frequente do ar. As massas podem ser quentes ou frias e ainda úmidas ou secas.

Tipos de climas no mundo
A combinação de altas temperaturas com alta pluviosidade caracteriza os climas tropicais. Os solos desenvolvidos sob estes climas apresentam características de evolução muito mais avançadas que os solos encontrados em regiões mais frias. Isto ocorre porque a combinação de altas temperaturas e abundância de água favorece as reações de intemperismo da rocha e do solo, sendo mais intemperizados que os solos presentes em regiões temperadas. Por outro lado, em clima árido e/ou muito frio, os solos são normalmente pouco espessos, contêm menos argila e mais minerais primários, pouco ou nada afetados pelo intemperismo químico.     

Nos próximos posts iremos continuar com a série "Fatores de formação do solo", desta vez falando sobre o relevo...Aguardem!

Um abraço a todos,

2 comentários:

  1. Porque não consigo colar isso? Precisava para uma trabalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Nossos posts são protegidos para evitar problemas com plágio! :)

      Excluir

Gostou do post? Sabe de algo que possa complementar o conteúdo? Seu comentário é muito bem vindo e nos ajuda muito! :)