Olá pessoal,
Para estudar o solo é necessário que ele esteja formado (ou em formação) primeiro! Nesta série de posts vamos explorar os fatores de formação do solo, que são 5: Material de Origem, Relevo, Clima, Organismos e Tempo.
Vamos começar com o Material de Origem!
O material de origem do solo é a rocha, que pode ser ígnea, metamórfica ou sedimentar.
Ciclo das rochas |
As rochas ígneas tem origem a partir dos processos de vulcanismo, a partir do resfriamento do magma derretido ou parcialmente derretido. Este resfriamento pode acontecer no interior da crosta terrestre (rochas intrusivas, ex: granito), sem contato com a superfície. Como este resfriamento é lento, a rocha apresenta cristalização do seus minerais. Quando o resfriamento acontece rapidamente na superfície da crosta terrestre as rochas geralmente não apresentam cristalização, sendo conhecida como rochas extrusivas (ex: basalto).
Granito e Basalto |
Arenito |
Já as rochas metamórificas se formam por transformações físicas e/ou químicas de outras rochas quando submetidas ao calor e pressão do interior da Terra. Neste ambiente os minerais da rocha original podem se tornar instáveis, reagindo e formando outros minerais. Não só as rochas sedimentares ou ígneas podem passar com este processo...as próprias rochas metamórficas podem sofrer metamorfismo! Por exemplo, o quartzito pode formado a partir de um arenito com altos teores de quartzo, em condições de alta temperatura e pressão.
Quartzito |
Nos próximos post vamos falar mais dos outros fatores...fiquem de olho!
Um abraço a todos,
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou do post? Sabe de algo que possa complementar o conteúdo? Seu comentário é muito bem vindo e nos ajuda muito! :)