23 setembro 2011

Fatores de formação do solo #1


Olá pessoal,

Para estudar o solo é necessário que ele esteja formado (ou em formação) primeiro! Nesta série de posts vamos explorar os fatores de formação do solo, que são 5: Material de Origem, Relevo, Clima, Organismos e Tempo.


Vamos começar com o Material de Origem!

O material de origem do solo é a rocha, que pode ser ígnea, metamórfica ou sedimentar. 

Ciclo das rochas
As rochas ígneas tem origem a partir dos processos de vulcanismo, a partir do resfriamento do magma derretido ou parcialmente derretido. Este resfriamento pode acontecer no interior da crosta terrestre (rochas intrusivas, ex: granito), sem contato com a superfície. Como este resfriamento é lento, a rocha apresenta cristalização do seus minerais. Quando o resfriamento acontece rapidamente na superfície da crosta terrestre as rochas geralmente não apresentam cristalização, sendo conhecida como rochas extrusivas (ex: basalto).


Granito e Basalto
As rochas sedimentares podem ser formadas pela deposição de partículas originadas pelo intemperismo ou erosão, por substâncias em solução na água, ou de posição de materiais orgânicos, formando assim diferentes tipos de rochas. Um exemplo de rocha sedimentar é o arenito.


Arenito
 Já as rochas metamórificas se formam por transformações físicas e/ou químicas de outras rochas quando submetidas ao calor e pressão do interior da Terra. Neste ambiente os minerais da rocha original podem se tornar instáveis, reagindo e formando outros minerais. Não só as rochas sedimentares ou ígneas podem passar com este processo...as próprias rochas metamórficas podem sofrer metamorfismo! Por exemplo, o quartzito pode formado a partir de um arenito com altos teores de quartzo, em condições de alta temperatura e pressão.

Quartzito
Um mesmo tipo de material de origem pode produzir solos com características diferentes, dependendo da atuação dos outros fatores de formação. Quanto mais um solo sofre ações dos outros fatores de formação, menos as características do material de origem são preservadas.

Nos próximos post vamos falar mais dos outros fatores...fiquem de olho!

Um abraço a todos,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do post? Sabe de algo que possa complementar o conteúdo? Seu comentário é muito bem vindo e nos ajuda muito! :)