19 abril 2011

Visitas 2011 #1

Olá Pessoal

Na última sexta-feira (15/04) recebemos nossa primeira visita do ano!

Quem veio até a estação foram os alunos do terceiro ano do ensino fundamental da Escola Jandyra, de Limeira. Estavam presentes os voluntários José, Matheus e André (eu). O pessoal chegou animado e foram divididos em 2 grupos: o primeiro ficou com o José e o segundo comigo e com o Mateus.

Começamos falando um pouco sobre as rochas e os processos de formação do solo, vulcanismo, até chegar na parte dos animais. Como era de se esperar, surgiram diversas questões, inclusive as minhas preferidas: dinossauros!

A partir daí partimos para a parte química do solo ("química é tudo!" como diriam os nossos visitantes...), o impacto da gota da chuva e a parte de erosão do solo (que fizeram sucesso). Mais para o final da visita outro experimento que deu bastante ibope foi o de solo como filtro (nós vamos colocar a "receita" de como fazer este experimento, atendendo a pedidos dos nossos visitantes).

Ao final da visita, os dois grupos se reuniram e fizeram um série de perguntas que já vieram preparadas de casa. A melhor delas: "O que vocês estudam?" Foi legal (e engraçado) ver um futuro engenheiro florestal, um aspirante a biólogo e outro biólogo tentando explicar "o que a gente estudava". A turma chegou bastante interessada na parte química do solo (química é tudo!), mas pelo que vimos saíram sabendo da importância da física e da biologia...afinal, um banquinho de 3 pernas não fica de pé se você tirar uma delas (de onde eu tirei isso nem eu lembro!).

Pra terminar, nos reunimos na saída da estação e tiramos a foto do grupo (que tem que virar protocolo!). Confiram:


Como "novato" e recebendo minha primeira visita, deu pra perceber o porque o pessoal do SNE gosta e se dedica tanto a este Programa. (sem puxar a sardinha pro nosso lado) Sinceramente, não dá pra explicar. Se quiser saber, se junte a nós e receba uma visita como a de sexta passada...aí fica fácil de entender.

Um abraço a todos

6 comentários:

  1. Olá pessoal,

    Realmente apenas quem passa por essa experiência de receber as crianças na Estação é que pode dizer a sensação incrível que se tem...

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Fantástico!
    Parabéns!

    Espero estar presente na próxima, já estou com saudades disso tudo!

    Xuk

    ResponderExcluir
  3. Ae, primeira visita oficial do ano, foi bem legal, e o André e o Mateus mandaram muito bem!

    Valeu pra galera e até a próxima heim.

    ResponderExcluir
  4. Aaaiii, eu tambem quero!!

    ResponderExcluir
  5. Olá Pessoal,

    Sou estudante de Geografia da USP-SP e ano passado estive aí para conhecer o projeto com o Prof. António. Desenvolvo uma pesquisa sobre material didático no ensino de solos junto com a Prof. Déborah de Oliveira. Existem mais 3 bolsistas que desenvolvem pesquisas sobre ensino de solos e estaremos em breve lançando nosso blog.
    O blog de vocês está muito bacana e serve de inspiração e modelo para nossos trabalhos aqui.

    Assim que colocarmos o nosso no ar divulgo pra vcs!

    Obrigada,

    Clara Cermianro
    claracerminaro@usp.br

    ResponderExcluir
  6. Olá Clara

    Bem vinda ao blog! Obrigado, e quando estiverem com o blog no ar nos avise aqui que vamos divulgar e seguir!

    um abraço!

    ResponderExcluir

Gostou do post? Sabe de algo que possa complementar o conteúdo? Seu comentário é muito bem vindo e nos ajuda muito! :)