16 julho 2010

Caverna de Naica.

Olá pessoal,

Me desculpem pelo sumiço, tive uns probleminhas técnicos mas já estou de volta!
O assunto de hoje é algo bem bacana que encontrei pela net um tempo atrás e que acabei pesquisando a respeito. Trata-se de uma caverna repleta de cristais gigantes conhecida como Gruta de Naica ou Gruta dos cristais gigantes. E são gigantes mesmos! Talvez sejam os maiores do planeta que se tem conhecimento.

Foto: Javier Trueba

Essa caverna foi descoberta em abril de 2000 e está localizada numa área de exploração mineral de zinco e prata, no estado de Chihuahua, México. Possui cristais de selenita (Gypsum) com  diâmetro medindo de 3 a 4 metros e com cerca de 14 metros de comprimento!


Foto: Javier Trueba

Porém dentro da caverna o "clima" é um pouco inóspito, onde as temperaturas podem chegar a 60°C e a umidade perto dos 100%. Uma pessoa sem equipamento especializado pode permanecer apenas alguns minutos lá dentro, por isso os exploradores utilizam roupas especiais durante as expedições.


Foto: Javier Trueba

Mas como se formaram cirstais tão grandes assim?
As grutas estão localizadas a aproximadamente 300 metros abaixo de rocha calcária. Estas montanhas de calcário com mais de 200 milhões de anos, hospedam redes de cavernas cortadas por águas térmicas quentes e mineralizadas. As águas subterrâneas nestas cavernas, ricas em enxôfre dos depósitos adjacentes, começaram a dissolver as paredes de rocha calcária, liberando grandes quantidades de cálcio. Este cálcio, por sua vez, combinou-se com o enxôfre para dar forma a cristais em uma escala jamais vista antes.


Foto: Javier Trueba

Bom, espero que tenham gostado. Quando achamos que já tínhamos visto de tudo nesse mundo nos deparamos com algo assim, magnífico! Sempre podemos ser surpreendidos...
Semana que vem volto com novidades aqui no blog...

Beijos a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do post? Sabe de algo que possa complementar o conteúdo? Seu comentário é muito bem vindo e nos ajuda muito! :)