29 maio 2011

O solo e combustíveis

Olá pessoal

Sim, vocês leram certo. Solos e Combustíveis...e devem estar se perguntando: mas o que tem a ver uma coisa com a outra??

Atualmente, os combustíveis mais utilizados são gasolina, gás natural, diesel e o etanol. Os três primeiros são derivados do petróleo, já o terceiro pode ser obtido pelo processo de fermentação.

O petróleo (do latim “óleo da pedra”) é literalmente um óleo tirado de uma “pedra” ( o certo seria rocha!) . Este recurso natural abundante além de ser fonte natural de energia também serve para fabricação de diversos produtos. No Oriente Médio muitos países sobrevivem às custas da sua venda, e já foi causa de muitas guerras e conflitos na região.  A principal teoria de formação de petróleo é a de que ele tem origem de detritos orgânicos (animais e vegetais) depositados na superfície terrestre, que sofreram transformações químicas durante milhões de anos. Esta é a hipótese mais aceita...a outra é de  a origem venha de substâncias inorgânicas. Seja qual for, o solo tem papel fundamental na formação deste combustível.

Aliás, o fato de o petróleo ter origem orgânica levanta um pergunta bem pertinente. Esta fonte de energia é considerada “não-renovável”...mas  considerando milhões de anos, temperatura e pressão corretas há formação de petróleo naturalmente. O rótulo não renovável serve apenas para a escala humana...pensando na escala do planeta, talvez o petróleo seja uma fonte  de energia renovável sim! 

Já o etanol (conhecido mais popularmente como álcool) tem origem na fermentação alcoolica de açúcares. No Brasil, a principal fonte de etanol é a cana-de-açúcar. O uso do álcool é vasto: solvente, indústria farmacêutica, bebidas e....combustível! Para o cultivo das culturas que dão origem ao etanol (seja cana, milho, ou qualquer outra) é necessária a presença do solo...afinal, onde essas culturas seriam cultivadas? O consumo do etanol como combustível teve um grande incentivo durante o programa Pró-alcool na década de 70. Depois de um período o consumo de etanol caiu, mas atualmente voltou a ser utilizado devido aos veículos flex.


Seja para o acúmulo de materiais vegetais e animais, ou para cultivo de culturas que tem potencial para produção de etanol, o solo tem um papel fundamental na produção de combustíveis. Ou você nunca tinha se perguntado da onde vinha a gasolina e o álcool do posto?

Um abraço

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do post? Sabe de algo que possa complementar o conteúdo? Seu comentário é muito bem vindo e nos ajuda muito! :)