Olá pessoal
Essa semana estávamos discutindo a respeito da realidade do professor no país e aí surgiu essa pergunta, que parece fácil, mas pelo menos eu me enrolei (bastante) pra responder. Como o SNE serve como Estação de experimentos e recebemos visitas, acho que a pergunta é pertinente.
![]() |
Será que eles concordariam comigo? |
Eu não sei se esses meus conceitos são de Piaget, Paulo Freire, se fazem parte de alguma corrente pedagógica, ou são a mistura de todos eles. Vou falar pela minha experiência. Aí você me pergunta...”mas que experiência você tem?” Bom, eu já dei algumas aulas de Biologia e Ciências e alguns seminários sim...mas minha verdadeira experiência é como aluno. Depois de 22 anos na escola (eu sei...parece música do Legião Urbana, não foi proposital...juro!) a gente aprende algumas coisas, depois de ter tantas aulas boas e ruins...algumas péssimas.
Pra mim, ensinar não é só chegar e “despejar” o assunto, mostrando toda a “sabedoria” que o professor possui, mas sim expor o assunto da forma mais simples possível, para que ele seja facilmente entendido. E isso é difícil! A maioria de nós está acostumada com termos técnicos, conceitos que para nós são óbvios e que na verdade não são tão óbvios assim. Eu mesmo já fui criticado em alguns posts aqui por usar uma linguagem “técnica demais” e já tive que reescrever um ou outro várias vezes antes de publicar.


Talvez eu volte a dar aulas daqui a algum tempo com mais cuidado e com estes conceitos fixos em mente. Até lá, vou aprendendo com os professores que sabem (e ensinam) alguma coisa, e sobrevivendo aos que não sabem ensinar
E vocês, o que acham?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou do post? Sabe de algo que possa complementar o conteúdo? Seu comentário é muito bem vindo e nos ajuda muito! :)