05 abril 2011

Para o educador #1

O que é ensinar?

Olá pessoal

Essa semana estávamos discutindo a respeito da realidade do professor no país e aí surgiu essa pergunta, que parece fácil, mas pelo menos eu me enrolei (bastante) pra responder. Como o SNE serve como Estação de experimentos e recebemos visitas, acho que a pergunta é pertinente.

Será que eles concordariam comigo?
Eu não sei se esses meus conceitos são de Piaget, Paulo Freire, se fazem parte de alguma corrente pedagógica, ou são a mistura de todos eles. Vou falar pela minha experiência. Aí você me pergunta...”mas que experiência você tem?” Bom, eu já dei algumas aulas de Biologia e Ciências e alguns seminários sim...mas minha verdadeira experiência é como aluno. Depois de 22 anos na escola (eu sei...parece música do Legião Urbana, não foi proposital...juro!) a gente aprende algumas coisas, depois de ter tantas aulas boas e ruins...algumas péssimas.
Pra mim, ensinar não é só chegar e “despejar” o assunto, mostrando toda a “sabedoria” que o professor possui, mas sim expor o assunto da forma mais simples possível, para que ele seja facilmente entendido. E isso é difícil! A maioria de nós está acostumada com termos técnicos, conceitos que para nós são óbvios e que na verdade não são tão óbvios assim. Eu mesmo já fui criticado em alguns posts aqui por usar uma linguagem “técnica demais” e já tive que reescrever um ou outro várias vezes antes de publicar.
Outro ponto importante é o entusiasmo...a “paixão” por ensinar. Isso conta, e muito! Passar esta motivação pro aluno é fundamental. Acho que esta motivação tem sempre que fazer parte da aula. Eu me lembro até hoje dos professores que fizeram diferença na minha vida. Em compensação tive outros que simplesmente entraram na sala e deram aulas...desses não lembro nem do rosto.

Foi o que eu aprendi com os (bons) professores que tive...criar um senso crítico quanto às coisas que são apresentadas. Passar aos alunos mais que conhecimentos, mas também fazer a diferença com experiências pessoais, apresentar a aplicabilidade do conhecimento na vida, não apenas dentro da sala de aula.
Talvez eu volte a dar aulas daqui a algum tempo com mais cuidado e com estes conceitos fixos em mente. Até lá, vou aprendendo com os professores que sabem (e ensinam) alguma coisa, e sobrevivendo aos que não sabem ensinar
E vocês, o que acham?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do post? Sabe de algo que possa complementar o conteúdo? Seu comentário é muito bem vindo e nos ajuda muito! :)