08 maio 2013

Ártico: o sofrimento continua...

Olá pessoal,

O post de hoje é sobre uma notícia que saiu essa semana na BBC Brasil, sobre os mares árticos que estão ficando cada vez mais ácidos como resultado de emissões de dióxido de carbono (CO2), segundo um relatório científico do Center for International Climate and Environmental Research em Oslo, na Noruega, o qual vêm monitorando mudanças na composição química das águas em vastas porções dos oceanos da região.
Segundo os especialistas, mesmo que as emissões cessassem agora, levaria milhares de anos para que a composição química do Oceano Ártico fosse revertida para seu estado original, anterior ao início da atividade industrial no planeta. O triste é que muitos animais que vivem por lá podem ser afetados.

Fonte: BBC Brasil
É sabido que o CO2 aquece o planeta, mas muitos desconhecem o fato de que, ao ser absorvido do ar, o gás também torna os mares naturalmente alcalinos em mais ácidos. A absorção é particularmente mais rápida em água fria, nesse caso o Ártico é mais suscetível. As diminuições recentes nas quantidades de gelo presentes nos mares durante o verão vêm expondo mais superfícies do mar ao CO2 existente na atmosfera.
Os pesquisadores dizem que os mares nórdicos estão se acidificando em diferentes profundidades, embora mais rapidamente nas camadas mais superficiais. Em entrevista à BBC, o coordenador do relatório, Richard Bellerby, disse que a equipe mapeou um mosaico de índices diferentes de pH na região. O nível de alteração, ele explicou, foi determinado pela quantidade de água fresca entrando na área. "Mudanças rápidas e contínuas são uma certeza", ele disse. "Já ultrapassamos limites críticos. Mesmo se pararmos as emissões agora, a acidificação vai durar milhares de anos. É um experimento imenso".


Nos mares da Islândia e Barents, a equipe de pesquisadores monitorou diminuições de cerca de 0,02 no pH da água a cada década desde o final dos anos 60. Efeitos químicos associados à acidificação também foram encontrados nas águas de superfície do Estreito de Bering e Bacia do Canadá do Oceano Ártico central. Cientistas calculam que hoje a acidez média das águas superficiais dos oceanos no mundo é cerca de 30% mais alta do que antes da Revolução Industrial. Eles dizem que é muito provável que haja mudanças profundas no ecossistema marinho do Ártico como resultado.


Resta apenas saber o quanto isso pode prejudicar os animais dessa região, e isto só saberemos daqui a alguns bons anos...

Espero que tenham gostado.

Bjos a todos.

Josi



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do post? Sabe de algo que possa complementar o conteúdo? Seu comentário é muito bem vindo e nos ajuda muito! :)