02 dezembro 2012

Imagem da Semana #52

Olá pessoal,


Um vulcão na maior ilha do Havaí está despejando lava no mar, criando uma rara e espetacular fusão de vapor e ondas que, conforme disseram autoridades na terça-feira, poderá atrair turistas caso perdure.

A lava de uma fenda do vulcão Kilauea, na ilha Grande do Havaí, começou no sábado a escorrer para o mar, a 11 quilômetros de distância. A erupção na fenda Pu'u' O'o ocorre continuamente desde 1983.

Essa foi a primeira vez desde dezembro que a lava chega ao mar, segundo Janet Babb, porta-voz do Observatório do Vulcão Havaiano, ligado ao Departamento de Pesquisas Geológicas dos EUA.



Ao tocar a água do mar, a lava se esfria, escurece e endurece, formando uma espécie de delta banhado por vapor. O delta de lava recém-criado é um terreno instável, que pode desmoronar sem aviso prévio.



Não se sabe até quando a lava continuará escorrendo, e as autoridades tampouco quiseram fazer uma estimativa de quantos turistas podem chegar para ver o fenômeno, mas é certo que eles devem aparecer. No ano passado, o Parque Nacional dos Vulcões do Havaí, onde fica o Kilauea, recebeu mais de 1,3 milhão de visitantes.

Um abraço a todos,

Fonte: Folha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do post? Sabe de algo que possa complementar o conteúdo? Seu comentário é muito bem vindo e nos ajuda muito! :)