24 setembro 2013

Imagem da Semana #74

Olá pessoal,

A sonda Mars Reconnaissance Orbiter, que orbita Marte desde 2006 à procura de evidências de água no passado, registrou uma imagem aérea do planeta vermelho em que aparecem cânions com dunas escuras formadas por ferro, contido em minerais derivados de rochas vulcânicas. Na Terra, as dunas de areia são feitas de quartzo.



A foto também mostra a interação de dois tipos diferentes de sedimentos arrastados pelo vento na superfície.

A imagem foi captada no dia 31 de agosto e divulgada nesta terça-feira (24) pela agência espacial americana (Nasa). A Universidade do Arizona, em Tucson, é responsável por operar o instrumento da sonda que fez o registro.

Esse cenário fica no "Labirinto da Noite", localizado na região vulcânica de Tharsis Rise, na região superior do sistema de cânions conhecido como Vales de Mariner. Essa região tem mais de 4 mil km de extensão, 200 km de largura e 7 km de profundidade.

Um abraço a todos,

Fonte: G1

15 setembro 2013

Imagem da semana #73

Olá pessoal,

A imagem dessa semana é uma foto feita pelo satélite Landsat 8, da Agência Espacial Americana (Nasa), da ilha vulcânica de Paluweh, na Indonésia.

Foto: HO/Nasa/AFP

13 setembro 2013

Lugares Inusitados #2

Olá pessoal,

O lugar curioso dessa vez é um deserto...Você já ouviu falar dos “anéis de fadas” do deserto da Namíbia? Não?! Então "simbora" saber mais um pouquinho sobre os lugares inusitados do nosso planeta:

Foto: George Steinmetz, National Geographic

Nos campos de planície do sul da África, surgem esses milhares de círculos. A população local, sem saber como explicar, os chamam de “círculos de fadas”. Eles variam entre 2 metros a 50 metros de diâmetro, e ocorrem em meio a vegetação gramínea, especificamente na Namíbia. Mas eles também aparecem em Angola e na África do Sul.



Os círculos são encontrados em uma faixa de cerca de 160 km, que se estende para o sul de Angola por cerca de 2.400 km. Essas curiosas e intrigantes marcas, aparecem sempre na mesma região, localizada em um trecho remoto e inóspito da Terra que está a mais de cem quilômetros da vila mais próxima. 


Foto: AAAS/Science
O que faz desse fenômeno natural algo tão especial é o fato de os círculos de grama serem uma espécie de "plantação" permanente em áreas que normalmente seriam um deserto completo ou uma savana seca! Os anéis de fadas duram vários anos e só aparecem depois das chuvas – antes de serem formados os anéis, o deserto fica com cara de deserto mesmo.

Fonte: BBC/UK
Os círculos têm sido estudados desde que foram relatados em 1971, alguns cientistas atribuem os círculos à ação de cupins enquanto outros falam que é competição entre plantas... mas até agora, não há provas conclusivas de sua causa. Enfim, uma coisa é certa: que são inusitados, ah... eles são!

Espero que tenham gostado....

Beijos,

Josi

11 setembro 2013

Cratera de meteorito

Olá pessoal,

O post de hoje é bem interessante.... você sabia que temos cratera de meteorito no Brasil? Pois é, em meio à paisagem plana e às plantações de soja do município de Campos Lindos, no Tocantins, erguem-se três cadeias de serras concêntricas, com formato quase circular. Conhecido como serra da Cangalha, esse conjunto de montanhas que alcançam cerca de 400 metros de altura foi criado há cerca de 250 milhões de anos pelo impacto de um meteorito! As serras formam o que os geólogos chamam de cratera de impacto. Elas estão, na realidade, no interior de uma cratera com 13,7 quilômetros de diâmetro, que só pode ser observada em um sobrevoo na região ou a partir do espaço.

Vista aérea da Serra da Cangalha


Foto: NASA



Há quase 40 anos se suspeitava que essas estruturas, observadas pela primeira vez nos anos 1960 por uma equipe que fazia explorações geológicas, integrassem uma cratera de impacto. Mas faltavam mais evidências. Agora a equipe coordenada pelo geólogo Alvaro Crósta, da Universidade Estadual de Campinas, as obteve. Em expedições à região, coletaram amostras de rochas que preservam tanto registros macroscópicos quanto microscópicos do impacto de um corpo celeste por ali. Algumas das amostras indicam que essas rochas, hoje expostas nas regiões mais superficiais da Terra, se formaram a pressões altíssimas de até 10 gigapascais! E o que é isso?! Pra você ter uma ideia: pressões tão elevadas como essa só ocorrem nesses choques ou em regiões profundas do planeta, a centenas de quilômetros abaixo da superfície! Segundo o pesquisador, as rochas que hoje estão à flor da terra já estiveram embaixo de uma camada de quase 500 metros de sedimentos, que nesses 250 milhões de anos foram varridos pela erosão. E hoje estão expostas...

Rochas deformadas com o impacto (Foto: José Tezza)

Bom, caso um dia você vá para a Serra da Cangalha, já saberá que se trata de um cratera de meteorito...

Espero que tenham gostado....

Beijos

Josi

09 setembro 2013

Imagem da semana #72

Olá pessoal,

A imagem dessa semana na verdade foi de ontem (desculpem o atraso!)... mas não tinha como não colocar a imagem da Lua de ontem com Vênus logo ao lado. Pra quem não teve a oportunidade de ver ao vivo (como eu!) segue uma "
fotinha" bem bonita do fenômeno. Espero que gostem.

Foto: Osmar Portilho/Terra

01 setembro 2013

Imagem da semana #71

Olá pessoal,

Uma equipe de pesquisadores descobriu um complexo arqueológico em Chavín de Huántar, no norte do Peru. No local, foram encontradas peças esculpidas em forma de cabeças, feitas em pedra, do período pré-inca. A estimativa é que as obras de arte tenham mais de 2 mil anos....legal não?!

Foto: EFE