28 abril 2013

Imagem da Semana #57



Olá Pessoal,

A NASA divulgou um vídeo que reúne três anos de imagens do Sol registradas por um equipamento desenvolvido especialmente para estudá-lo. 

O Sol está no pico de sua atividade, dentro de um ciclo que dura 11 anos. Isso significa que há mais erupções, que podem ser vistas claramente nas imagens. Na Terra, esses fenômenos geram tempestades geomagnéticas que causam auroras nas regiões polares e podem interferir com o funcionamento de rádios.

Confiram o vídeo:


Um abraço a todos,

Fonte: G1

21 abril 2013

Imagem da Semana #56

Olá Pessoal!

As imagens da Semana desta vez são as fotos dos nossos voluntários (Rodrigo e Maria Vitória) participando da Disciplina de "Introdução a Agronomia" da ESALQ. Participação especial também do Raul!

Confiram aí!





Um abraço a todos!

09 abril 2013

Um pouco sobre solos.....para ver!

Olá pessoal,

Abaixo temos um vídeo bem bacana sobre solos, feito pelo pessoal da Universidade Federal de Viçosa, confiram abaixo:

"Spot de popularização científica produzido pela equipe de comunicação do Museu de Ciências da Terra Alexis Dorofeef, em parceria com o Núcleo de Divulgação Científica da UFV, no ano de 2012."


Espero que gostem...

Beijos a todos.

Josi



07 abril 2013

Imagem da semana #55

Olá Pessoal,

A imagem dessa semana não é nem um pouquinho bonita, mas serve de lembrete para o que pode acontecer ao nosso planeta por interferência do ser humano. Na noite da última sexta-feira ocorreu um vazamento de óleo de um terminal da Petrbrás, em São Sebastião, litoral norte do estado de São Paulo. Hoje já há notícias de que o vazamento foi controlado, porém ainda é necessa´rio que a mancha seja removida. Esperamos que isso seja feito o mais rápido possível, para que os danos não sejam maiores.

Pessoal da Petrobrás tentando conter a mancha de óleo (Foto: Jorge Mesquita/Estadão Conteúdo)

04 abril 2013

Estalactites e Estalagmites!

Olá pessoal,

Feche os olhos e pense numa caverna. Qual imagem te vem a cabeça? Uma caverna escura e cheia de "coisas" pontudas saindo do teto?! Na verdade essas "coisas" pontudas são chamadas de estalactites e as que saem do chão são conhecidas como estalagmites e são as formações minerais mais fáceis de se encontrar em uma caverna.
Podemos remeter as palavras estalactite e estalagmite à palavra grega "stalassein", que significa "pingar". Ela se encaixa, pois descreve a maneira como as duas são formadas na natureza. Embora pareçam um pouco assustadoras, as estalactites e estalagmites crescem simplesmente em decorrência da água que passa sobre o material inorgânico e através dele.


As cavernas de calcário, onde a maior parte das estalactites e estalagmites é encontrada, são compostas principalmente de calcita, um mineral comum encontrado nas rochas sedimentares.
A calcita é constituída de cálcio e íons carbonato e são chamadas de CaCO3, ou carbonato de cálcio. Quando a água da chuva cai sobre uma caverna e escorre pelas rochas, ela carrega o dióxido de carbono e os minerais do calcário. Ca (HCO3)2 é conhecido como bicarbonato de cálcio e a água carrega a substância, basicamente calcita dissolvida, através das fendas do teto de uma caverna. Entretanto, uma vez que a água entra em contato com o ar dentro da caverna, parte do bicarbonato de cálcio se transforma em carbonato de cálcio e a calcita começa a se formar ao redor da fenda. À medida que a água continua pingando, o comprimento e a espessura da calcita aumentam, surgindo, finalmente, uma estalactite no teto. A formação das estalactites pode levar muito tempo - geralmente, crescem em torno de 6 mm e 25 mm por século.



Evidentemente, as estalagmites não surgem simplesmente do chão. A água que pinga da ponta de uma estalactite cai no chão de uma caverna e deposita calcita no chão. Logo, surgirá uma estalagmite semelhante à forma de um cone. É por esse motivo que você geralmente encontra estalactites e estalagmites em pares e, às vezes, elas crescerão juntas para formar uma grande coluna. Existem muitas cavernas de calcário no mundo, famosas por suas exibições de gotejamento, como as cavernas Carlsbad (no Novo México), as cavernas Timpanogos (em Utá), a caverna Mammoth (em Kentucky), e as cavernas Jenolan eBuchan (na Austrália).


Espero que tenham gostado,

Beijos,

Josi