26 novembro 2013

Ventos...

Olá pessoal,

Hoje trago uma notícia bem curtinha mas muito legal que saiu essa semana:

Um modelo atmosférico de alta resolução elaborado pela agência espacial americana (Nasa) simula como sopram os ventos ao redor da Terra. O GEOS-5 diferencia as correntes de ar por velocidades e cores: as de superfície (0 a 144 km/h), que incluem ciclones do Atlântico e do Pacífico, são vistas em branco, enquanto as mais fortes (até 630 km/h) são coloridas – os tons vermelhos indicam os ventos mais rápidos.




Imagem simula correntes de ventos ao redor da Terra; as cores usadas indicam diferentes velocidades, sendo os ventos vermelhos os mais rápidos (Foto: William Putman/Nasa Goddard Space Flight Center)


A simulação foi feita no supercomputador Discovery, instalado no Centro de Simulação do Clima da Nasa, em Greenbelt, Maryland. Esse espaço, criado no Centro de Voos Espaciais Goddard, é especializado em pesquisa e previsão climática e do tempo.
Além de ventos, a Nasa faz modelos de temperaturas da superfície do mar, das emissões de CO2 pela queima de biomassa (como fezes de animais, restos de alimentos e folhas de árvores), de vulcões e fenômenos favorecidos pela atividade humana, como chuvas e furacões.

Espero que tenham gostado,

Beijos,

Josi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do post? Sabe de algo que possa complementar o conteúdo? Seu comentário é muito bem vindo e nos ajuda muito! :)