03 maio 2013

Furacão em Saturno!

Olá pessoal,

Saiu essa semana uma reportagem na BBC Brasil sobre o planeta Saturno. A sonda espacial Cassini captou imagens impressionantes de um furacão no polo norte do planeta Saturno. As imagens foram captadas em novembro passado a 420 mil quilômetros de altura pela sonda americana, que foi lançada em 1997.



O olho do furacão tinha 2 mil quilômetros de diâmetro, o equivalente a 20 vezes o tamanho médio do olho de um furacão terrestre e 12 vezes o tamanho do Reino Unido! Bem grandinho, não?! O furacão foi registrado por meio de ondas infravermelhas e recebeu a coloração vermelha artificialmente para mostrar seus detalhes (ou seja, ele não é vermelho de verdade hein?!). Segundo cientistas, seus ventos atingiam até 531 km/h.

Acredita-se que o furacão exista há anos em Saturno, mas só agora a região onde ele está pôde ser fotografada pela Cassini. Era inverno no hemisfério norte de Saturno quando a sonda chegou a ele, em 2004, e o polo norte estava em total escuridão. Como o ano em Saturno equivale a 29 anos terrestres, a região demorou para receber luz a ponto de permitir à sonda registrar o furacão. Estas são as primeiras imagens iluminadas pelo Sol dessa região desde que a sonda Voyager 2 enviou fotos do planeta, em 1981.

Furacão no norte de Saturno.

Os cientistas agora esperam aprender mais sobre os furacões da Terra, estudando o fenômeno gigante em Saturno. Em 2006, a mesma sonda registrou, no polo sul de Saturno, um furacão ainda maior, com um diâmetro de cerca de 8 mil quilômetros - aproximadamente dois terços do diâmetro equatorial da Terra!

Espero que tenham gostado,

Bjos a todos.

Josi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do post? Sabe de algo que possa complementar o conteúdo? Seu comentário é muito bem vindo e nos ajuda muito! :)