31 outubro 2012

Por que as folhas mudam de cor?

Olá Pessoal, 

Hoje vamos falar sobre mais uma curiosidade. Desta vez a questão é sobre a cor das folhas. Porque elas mudam de cor? Como isso acontece? 



 Durante anos os cientistas vem trabalhando para entender as mudanças que ocorrem nas folhas, principalmente no outono, quando elas perdem a cor e caem. Apesar de não conhecer todos os detalhes, hoje já sabemos o suficiente para falar sobre os conceitos básicos, e ajudar vocês a entenderem melhor o processo quando estiverem vendo uma folha cair. 


O momento de mudança de cor e queda das folhas são regulados pelo calendário, no momento em que a noite fica mais longa. Nenhuma outra influência ambiental, como temperatura, precipitação e outros são tão invariáveis quanto o aumento crescente do período noturno, ou seja, as noites mais longas do outono são a melhor explicação. Como o dia fica mais curto, processos bioquímicos importantes, como a fotossíntese, são realizados sofem um decréscimo, levando à morte da folha. 


Mas e as cores? A cor verde tem como origem a clorofila, pigmento necessário para a fotossíntese. Pra quem não lembra, a fotossíntese permite que a planta utilize a luz solar para fabricação de açúcares para sua alimentação. Árvores que crescem em regiões de clima temperado reservam estes açúcares para o período do inverno. Outro pigmento conhecido são os carotenóides, que produzem as cores amarela, laranja e marrom em plantas como cenoura, milho, banana, etc. O terceiro pigmento conhecido é a antocianina, que dá as cores escuras, como vermelho e roxo em maças, cerejas, morangos e ameixas. Os pigmentos são solúveis em água e aparecem no líquido aquoso das células das folhas. A clorofila e os carotenóides estão presentes nos cloroplastos das células das folhas todo o ano. Já as antocianinas são produzidas no outono, em reposta à luz e ao excesso de açúcares que foram armazenados. Durante a fase de crescimento a clorofila é continuamente produzida e utilizada, assim a folha parece ser verde. Com o aumento do período noturno, a clorofila é produzida em menos quantidade, até que finalmente toda a clorofila é consumida. Os carotenóides e a antocianina que estão presentes na planta poem então mostrar suas cores. 


Mas porque as folhas caem? Devido ao inicio do outono a folha iniciam o processo que leva a sua queda. Os canais que levam os fluidos para as folhas vão lentamente se fechando por uma camada de células formada na base de cada folha. Estes canais bloqueiam os açúcares e iniciam a produção de antocianina. Uma vez que a formação desta camada termina, a folha está pronta para cair. Mas as folhas não são desperdiçadas. Elas são decompostas pelos organismos do solo e passam a fazer parte do cilco de nutrientes da macrofauna, miroorganismos e solo. 

Um abraço a todos,

Um comentário:

  1. Oi.. o canal do YouTube Minuto da Terra fez uma animação sobre esse assunto, acho que vale a visita: https://www.youtube.com/watch?v=hOcLgp-nOBk

    ResponderExcluir

Gostou do post? Sabe de algo que possa complementar o conteúdo? Seu comentário é muito bem vindo e nos ajuda muito! :)