18 setembro 2012

Grand Canyon

Olá pessoal,

Um dos lugares mais legais para estudar a geologia e a formação de solos é um local conhecido como Grand Canyon, que fica na região do Planalto do Colorado (EUA). As rochas presentes lá tem muita história para contar...




Para entender melhor, suponha que cada camada de rochas é uma fatia de bolo. A fatia mais baixa (na base do bolo) é a mais antiga, e foi formada primeiro. As outras camadas foram se formando por cima desta base, e cada uma tem sua característica própria. O problema é que em alguns lugares o recheio se mistura. Isso acontece nas formações rochosas devido à erosão. Mas mesmo assim dá pra contar uma boa parte da História da Terra.

As rochas presentes no Grand Canyon registram uma longa história de sedimentação numa variedade de ambientes, algumas vezes continentais, outras vezes marinhos. Diversas desconformidades marcam os intervalos de erosão (o recheio misturado). Essas rochas contém uma sucessão de fósseis, que revelam a evolução de novos organismos e a extinção de outros. A partir da correlação das rochas expostas em diferentes lugares, os geólogos podem reconstruir uma história, abrangendo um intervalo de mais de 1 bilhão de anos.

As rochas mais antigas expostas no Grand Canyon são ígneas e metamórficas , com idade de cerca de 1,6 bilhão de anos. Acima destas estão as camadas do Pré-Cambriano Superior. Estas camadas possuem fósseis de microorganismos unicelulares milimétricos! A inclinação das camadas do Grand Canyon, formando um ângulo em relação à posição horizontal de quando foram geradas mostra que elas também foram dobradas depois da deposição de do soterramento.



Uma discordância angular separa as Camadas Grand Canyon das camadas horizontais sobrepostas do Arenito Tapeats. Essas discordância indica um logo período de erosão. No Arenito Tapeats são encontrados muitos fósseis de trilobitas. Mais acima está um grupo de formações horizontais de calcário e folhelho, que representam cerca de 200 milhões de anos, do final do Cambriano até o final do Missisipiano. Este grande lapso de tempo não é bem representado nesta camada devido à discordâncias, sendo que os estratos das rochas materializam realmente menos de 40% do Paleozóico.

O próximo grupo que aparece representa os períodos Pensilvaniano e Permiano, com fósseis de vegetação terrestre. Um pouco mais acima está presente um folhelho arenítico vermelho. Continuando em direção ao topo encontramos outro depósito continental, que contém rastros de animais vertebrados. Estes rastros sugerem que esta camada foi formada durante o Permiano. Finalmente chegamos ao topo do penhasco! Nesta última parte estão presentes mais duas formações do Permiano. A primeira constituída de calcário, enquanto a segunda é formada de calcário arenoso contendo sílex. Estas duas formações indicam que o Grand Canyon já esteve embaixo da água!

Estratigrafia Detalhada do Grand Canyon, com as 3 principais séries de rochas

Apesar de contar uma boa história, o Grand Canyon não mostra toda a História da Terra. Períodos mais recentes não estão preservados, sendo que assim não podemos terminar de contar a História. Mas mesmo assim é um lugar fascinante, e uma boa sala de aula! 

Nós falamos bastante de Eras geológicas, Períodos....e outros. Vocês lembram de todos? No próximo post vamos revisar a classificação, que é meio confusa! 

Um abraço a todos,

Referências: "Para entender a Terra".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do post? Sabe de algo que possa complementar o conteúdo? Seu comentário é muito bem vindo e nos ajuda muito! :)